A Arquidiocese de Belém celebra neste domingo (15) o 48° aniversário de ordenação presbiteral de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. A comemoração se dará em meio a celebração de seis ordenações diaconais, às 10h30, na Catedral Metropolitana, presidida pelo próprio arcebispo e concelebrada por padres da Arquidiocese.

Na ocasião os ordenados serão Augusto Bozani Müller, Davi Pantoja do Nascimento, Demison Batista Foiquinos, Erick Ramon de Araújo Bezerra, Leonardo Lopes Monteiro e Roberto Ademir Melgar Henriques Junior, que passarão a ser diáconos transitórios, com previsão para ordenações sacerdotais até o mês de dezembro destes anos. A celebração será com transmissão pelos meios de comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré canal 30.1 e Rádio Nazaré 91.3.

Futuros Padres da Arquidiocese de Belém

Os seminaristas que serão ordenados diáconos estão na última etapa de formação para o sacerdócio. A primeira etapa se dá pela descoberta vocacional, em geral em sua paróquia de origem. Em seguida se dá os encontros vocacionais realizados mensalmente pela Arquidiocese, além dos festivais vocacionais que ocorrem anualmente no período da quaresma e no mês vocacional em agosto. As próximas etapas seguem com a entrada no seminário, os estudos de filosofia e teologia, admissão das ordens sacras, leitorato e acolitato.

Vocação de Dom Alberto

Dom Alberto nasceu em Nova Lima – MG no dia 26 de maio de 1950, de família católica, recebeu o chamado de Deus muito cedo e desde os quatro anos já havia decidido ser padre e sua vocação foi acompanhada pela família e sacerdotes que incentivaram e aos 23 anos foi ordenado padre.

“Meus familiares e vizinhos da terra natal, Nova Lima – MG, sabem o quanto minha casa se transformava em capela, envolvendo a todos. Como a Escritura mostra a Sabedoria “brincando diante da face de Deus” (Cf. Pr 8, 22-31), aprendi brincando, num sentido muito positivo e me encantei com as coisas de Deus” Dom Alberto.

“A mim, o menor de todos, foi concedida a graça de anunciar a todos o mistério das riquezas insondáveis de Cristo”. (Efésios 3, 9), foram as palavras da carta de São Paulo aos Efésios que orientaram a caminhada de Dom Alberto nos 18 anos como padres até ser ordenado bispo auxiliar de Brasília.

A ordenação sacerdotal de Dom Alberto ocorreu no dia 15 de agosto de 1973, em Nova Lima pelas mãos de Dom João Resende Costa, então Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, sua paróquia de origem, onde teve sua primeira função como pároco até 1978.

Como Padre, Dom Alberto passou também pelas paróquias de São Geraldo, Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre, além de ser designado para várias funções no clero arquidiocesano de Belo Horizonte.

Uma das essências presentes na vida presbiteral de Dom Alberto foi sua natureza de formador e orientador, foi Reitor no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus, orientador do Seminário Menor São José, Professor da Pontifícia Universidade Católica, coordenador dos cursos de canto pastoral e da comissão de liturgia. Além de ter sido coordenador da pastoral vocacional.

Na organização do clero arquidiocesano de Belo Horizonte esteve à frente como responsável pelo acompanhamento dos diáconos da arquidiocese, Vigário Episcopal para a Pastoral, além do mais, atuou como Capelão de Hospital, assim como foi Vigário Forâneo da Forania São Caetano. Em Belo Horizonte o religioso tem como escola de vida e uma grande gratidão aos padres e as paróquias de Nova Lima, a Paróquia da São Geraldo, a Paróquia de Vargem Alegre, a Paróquia de Bonfim.

Ao longo destes 48 anos como sacerdote, Dom Alberto continua inspirando e investido na formação de novos padres, como Arcebispo já ordenou mais de 200 sacerdotes, como é o caso nos seis seminaristas que serão ordenados diáconos neste domingo e posteriormente sacerdotes até dezembro.

Foto:  Luiz Estumano