O mês de agosto é comemorado pela Igreja Católica como o mês das vocações. A Vocação se figura no chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher. Esse chamado exige uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser “sal da terra e luz do mundo”.

O mês vocacional deste ano de 2022 tem como tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e no lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). Agosto é reconhecido no calendário da Igreja Católica desde 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, o instituiu como o Mês Vocacional, um tempo dedicado totalmente às vocações.

O objetivo do mês é refletir e rezar por todas as vocações da vida cristã, além de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja. Assim sendo, em cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, a saber: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, “vocação” tem assim um significado muito amplo e se aplica a toda a humanidade, chamada à salvação cristã.    Entretanto, “vocação” se realiza em atitudes e deveres particulares que determinam a escolha que cada pessoa faz para dar à própria vida um sentido ideal: cada estado de vida, cada profissão, cada dedicação aos outros pode ser caracterizada como vocação, que lhe dá uma dignidade superior e um valor transcendente.

primeira semana é dedicada aos sacerdotes (bispos e padres). A segunda semana comemora-se a Vocação Matrimonial, a terceira celebra-se a Vida Consagrada, a quarta semana será dedicada às vocações dos cristãos leigos.

Na abertura do mês vocacional temos a primeira semana dedicada aos Sacerdotes, bispos e padres, em virtude da comemoração do Dia do Padre, 04 de agosto, em que a Igreja Católica celebra São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. O dia é de orações e intenções das vocações e ministérios.

A segunda semana, de 08 a 13, é dedicada à vocação matrimonial e começa com as comemorações do Dia dos Pais (08), com missa dedicada aos pais em todas as paróquias. A Pastoral Familiar no Brasil promove a Semana Nacional da Família, na Arquidiocese de Belém cada paróquia terá sua programação.

Na terceira semana, de 14 a 20, é dedicada à Vida Consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagrados, nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e as novas comunidades renovadas. Motivados pela solenidade da Assunção de Maria ao Céu, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para uma entrega total.

A comemoração deste dia será realizada por meio do Serviço de Animação Vocacional – (SAV), com Festival Vocacional, no Seminário São Pio X, no dia 20 de agosto, das 8h às 17h, a programação contará com Missa, Adoração e programação cultural. Ao final do dia, às 19h, também haverá um Stand up “Viver de Rir”, com o Missionário da Comunidade Obra de Maria, Ivanildo Silva.

quarta semana, de 21 a 27, é dedicado à vocação do Cristão Leigo na Igreja, tanto pela sua presença, quanto pelo seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida, é o caso dos catequistas pilar para a educação da fé, ajuda as crianças, os jovens e os adultos.

Por este motivo, celebramos no 4° domingo de agosto o dia do catequista. Todo cristão batizado tem por missão ser anunciador, ser um catequista. Para celebrar a data, cada paróquia terá programação própria..

Foto: Sav