
O mês de agosto é dedicado às vocações pela Igreja Católica. A Vocação se figura no chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher. Esse chamado exige uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser “sal da terra e luz do mundo”.
Este ano o Mês Vocacional é celebrado pela Igreja Católica em sintonia com o Ano Jubilar e tem como tema “Peregrinos porque chamados” e o lema, retirado da Carta de São Paulo aos Romanos, “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).
Agosto é reconhecido no calendário da Igreja Católica desde 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, o instituiu como o Mês Vocacional, um tempo dedicado totalmente às vocações.
O objetivo do mês é refletir e rezar por todas as vocações da vida cristã, além de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja. Assim sendo, em cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, a saber: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.
A abertura do mês vocacional será neste domingo (03) dedicada a vocação do ministério ordenado, em virtude da comemoração do Dia do Padre, 04 de agosto. Os fiéis são motivados a rezar pelos diáconos, padres e bispos para que sejam perseverantes em sua vocação. Em todas as paróquias as missas serão dedicadas ao ministério ordenado, e cada comunidade organiza homenagens aos seus sacerdotes. O dia do Padre é celebrado nesta data em virtude da memória litúrgica de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, celebrado em 4 de agosto e é transferido pela Igreja Católica no Brasil sempre para o domingo mais próximo.
O segundo domingo de agosto (10) celebra a Vocação Matrimonial, o chamado à família e à paternidade, recordado com o Dia dos Pais, onde os fiéis são convidados a refletir sobre a importância da família. A programação começa com missa e homenagens dedicadas aos pais em todas as 109 paróquias. A Pastoral Familiar no Brasil promove entre os dias 10 a 16 a Semana Nacional da Família com tema “É tempo de Júbilo em nossa vida”, iluminado pelo lema bíblico: “Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A Semana Nacional da Família ocorre há mais de 30 anos e é uma oportunidade para as pessoas se aproximarem e rezarem juntas, em família e em comunidade. Na Arquidiocese de Belém cada paróquia terá sua programação.
No terceiro domingo (17) é dedicada à Vida Consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagradas, nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e as novas comunidades renovas. Motivados pela solenidade da Assunção de Maria ao Céu, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para uma entrega total. Todas as paróquias as missas serão dedicadas à Vida Consagrada.
O quarto domingo (24) é dedicado à vocação do Cristão Leigo na Igreja, tanto pela sua presença, quanto pelo seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida, é o caso dos catequistas pilar para a educação da fé, ajuda as crianças, os jovens e os adultos. Por este motivo, celebramos no 4° domingo de agosto o dia do catequista. Todo cristão batizado tem por missão ser anunciador, ser um catequista. Para celebrar a data, cada paróquia terá programação própria.
Foto e texto: Ascom Arquidiocese de Belém