“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)

A cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese de Belém ocorrerá neste sábado (25), às 8h30, na Catedral Metropolitana. Este ano com tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A abertura será com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelo Monsenhor Paulo Andreolli, Bispo nomeado e o clero arquidiocesano, com transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré Canal, 30. 1, Rádio Nazaré – FM 91.3, Portal Nazaré e redes sociais).

O evento é aberto ao público e contará com representantes das Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades, bem como fiéis das oito Regiões Episcopais. O momento tem como objetivo despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus.

Campanha da Fraternidade

A Igreja Católica no Brasil inteiro realiza na Quaresma a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Cf. Mt 14,16). A Campanha sempre trata de assuntos graves, urgentes e de interesse do bem comum na sociedade.

Neste ano somos chamados a renascer na responsabilidade de prover alimento aos irmãos que passam fome. As estatísticas mostram que mais de trinta e três milhões de brasileiros sofrem fome. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é sensibilizar a sociedade para enfrentar o flagelo da fome, a partir do Evangelho de Cristo.

Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome. O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”.

A CF encerra com a Coleta da Solidariedade a ser realizada no Domingo de Ramos (02/04). Com o gesto concreto os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.

Formação da Campanha

A Arquidiocese de Belém, por meio da Coordenação de Pastoral, realizou no dia 11 de fevereiro, o estudo preparatório para a Campanha da Fraternidade 2023.

O objetivo do estudo foi formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível da Arquidiocese, como expressão concreta do compromisso para o alcançar o objetivo da Campanha.

Pelo link a seguir acesse material complementar da CF 2023 (https://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf-2023).

Serviço: Abertura da Campanha da Fraternidade 2023

Data e Hora: Sábado (25) a partir das 8h30