A Igreja em Missão – 1

O capítulo quatro das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB 2019-2023 relembra-nos que o modelo da nossa ação foi, é, e sempre será a comunidade dos primeiros cristãos que eram perseverantes na escuta dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na partilha do Pão, nas orações e na missão (At 2, 42; 8, 4). Daí decorre que os planos de pastoral sejam elaborados por períodos curtos para poder acompanhá-los, com revisões regulares, para sempre manter atualizado o empenho por constituir verdadeiras comunidades cristãs de fé em todas as dioceses, paróquias, movimentos, associações, serviços e famílias.

Cada comunidade precisa empenhar-se para ser um lugar de encontro fraterno como era com os primeiros cristãos que “eram um só coração e uma só alma” (At 4,32). Eis porque a leitura orante da Bíblia é um meio privilegiado para estabelecer contato com a Palavra de Deus, e assim alimentar o espírito que transforma a vida. Cada pessoa não só deve ter uma Bíblia, mas é preciso que seja ajudada a fazer dela a fonte de estudo, oração e ação. É necessário assumir a Leitura Orante da Palavra como método por excelência para o contato com a Bíblia.

É nesta visão que a Iniciação à Vida Cristã precisa ser disponibilizada também àqueles que já receberam os três sacramentos, e é fundamental priorizar em nossa ação pastoral a formação de muitas pequenas comunidades eclesiais, como fruto da visitação missionária por parte dos agentes de pastoral. Para isso, é imprescindível a formação de lideranças leigas que possam coordenar essas comunidades.

É sabido por todos que a Liturgia (Pão da Vida) e a Palavra são os elementos essenciais e insubstituíveis para a vida cristã. A liturgia é o coração da comunidade. As comunidades devem valorizar o domingo, (O dia do Senhor), como o dia do encontro da família cristã com Cristo. A liturgia não pode sucumbir ao subjetivismo emotivo e nem à frieza sepulcral, ritualista e rubricista. Resgatar a centralidade do domingo como Dia do Senhor por meio da participação da missa, pois está sempre, na tradição da Igreja, foi considerada a “alma do domingo”. E, a este ponto, as DGAE 2019-2023 lembram a todos os padres que é preciso zelar pela qualidade da homilia. Há ministros ordenados que sofrem ao ouvir uns aos outros a pregar. E também, infelizmente, muitos fiéis não estão satisfeitos com o nível de certas homilias em nossas comunidades que divagam sobre tudo e não alimentam e nem formam o povo de Deus.

Foto: Karla Reis- Pascom Nossa Senhora do Carmo  ( Foto tirada antes da Pandemia)

Foto de destaque: Cristiane Araújo

Padre Hélio Fronczak