A Arquidiocese

A terceira arquidiocese mais antiga do Brasil é a Sede Metropolitana de Belém do Pará, criada como diocese em 4 de março de 1719 e elevada à arquidiocese em 1º de maio de 1906. Atualmente, em sua sede de governo, conta com o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine SAC, com o Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli e com o Arcebispo Emérito Dom Alberto Taveira Corrêa.

A Arquidiocese ainda conta com a atuação de 298 sacerdotes e 280 diáconos permanentes, distribuídos em oito Regiões Episcopais, a saber: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo. No território arquidiocesano, atualmente, ainda temos 93 paróquias, oito Áreas Missionárias, sete Paróquias Santuários, quatro Reitorias e uma Basílica Santuário, somando, ao todo, 113 Circunscrições Pastorais.

As Regiões Episcopais contemplam a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, fazendo limite com as dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA), Ponta de Pedras (PA) e a Prelazia de Marajó (PA).

A Arquidiocese de Belém é um lar para muitos povos. Com vivência eucarística, tem como maior riqueza a fé e o trabalho missionário realizado pelo clero, pastorais, religiosos e leigos, que atuam conforme a realidade do seu povo, fazendo da Igreja um organismo com rosto amazônico.

A missão da Igreja, que, desde 12 de janeiro de 1616, evangeliza a Amazônia, é estabelecer um novo modo de ser, abrindo espaço para os leigos exercerem, de modo efetivo e concreto, seus ministérios ao lado do clero, do episcopado e dos religiosos, criando, assim, uma rede de comunidades eclesiais que possibilita uma presença maior da Igreja viva junto ao seu povo.

Esse berço amazônico tem identidade mariana, tendo como padroeira da Arquidiocese e da capital paraense Santa Maria de Belém e, como Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.

Uma Igreja que olha para a frente e para o alto, com a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como comunidade discípula e missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia”

CATEDRAL DE BELÉM:

PERSONALIDADE JURÍDICA

A Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, entidade religiosa de direito público, com atividades civis registradas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o nº 04.814.851/0001-29, possui razão social Arquidiocese de Belém, sendo isenta de inscrições estadual e municipal.

Localiza-se ao norte do estado do Pará, com os seguintes limites: Oceano Atlântico e as dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA), Ponta de Pedras (PA) e a Prelazia de Marajó (PA). Possui uma superfície de 1.820,273 km², abrangendo cinco municípios.