A Arquidiocese de Belém instala nesta sexta-feira (23), no município de Marituba, a 102° paróquia, que será dedicada a São Pio de Pietrelcina.

A missa de instalação será às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Menino Deus. Na ocasião, Padre Cleiton Marcos da Silva Liker tomará posse como o primeiro pároco.

Dom Alberto e Padre Cleiton

A Paróquia São Pio de Pietrelcina, será a oitava no município de Marituba, desmembrada da Paróquia Santíssimo Sacramento e terá como Comunidade Santa Luzia e fará parte da Região Episcopal Menino Deus.

Região Episcopal Menino Deus

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese e já foi desmembrada duas vezes. A primeira no dia 31 de maio de 2005, para criação da Região São Vicente de Paulo e a segunda no dia 26 de maio de 2019, para criação da Região Nossa Senhora do Ó. Nesta ocasião o Padre Ederaldo da Mata Silveira assumiu como Vigário Episcopal para a Região Menino Deus.

A região Menino Deus a abranger Marituba e Ananindeua,  com a instalação da paróquia  São Pio de Pietrelcina, passa a contar com 16 paróquias: Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X e Santa Teresinha do Menino Jesus- Águas Lindas e as Áreas Missionárias São Paulo Apóstolo, Perpétuo Socorro (Canaã),  Área Missionária Santíssima Trindade e São Pio de Pietrelcina.

Últimas instalações e elevações

•  98° Paróquia São José Esposa de Maria (instalação em setembro/2021- Elevação paróquia em maio/2022);
  •  99° Área Missionária da Ascensão do Senhor (instalação em dezembro/2021);
  • 100° Área Missionária São Vicente (instalação em maio/2022);
  • 101º Área Missionária São João Bosco (instalação em agosto/2022);
  • 92° Paróquia São Clemente (instalação em março/2019 – Elevação a paróquia em setembro/2022);

Foto: Pascom São Pio de Pietrelcina.