São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

Nesta semana, a Igreja Católica celebra São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Começando com São Benedito, no dia 05 de outubro. A data foi instituída em 1983 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que concedeu a São Benedito a deferência canônica de ser celebrado no dia seguinte à festa de São Francisco, que é no dia 4 de outubro.

No dia 07 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na igreja de Prouille, na França, onde Maria entregou a ele um rosário. O mês de outubro é dedicado ao Santo Rosário

Na Arquidiocese de Belém, São Benedito é celebrado com festividade na Paróquia São Benedito, no Barreiro, e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Campina, são celebrados São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Na Paróquia São Benedito (Passagem São Benedito, 382, Barreiro) , a festividade é realizada desde o dia 26 de setembro e segue até o dia 5 de outubro, com o tema “Com São Benedito, construiremos uma moradia de amor e paz”.

No dia de São Benedito, a programação começa às 6h com a Santa Missa na Feira de São Benedito. Após a celebração, haverá procissão com a imagem do padroeiro até a Igreja Matriz. Às 12h, a Missa Solene será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito de Belém.

Já às 18h, a Santa Missa será na Paróquia São Sebastião (Av. Senador Lemos, 3880 – Sacramenta). Em seguida, sairá a procissão com a imagem de São Benedito para a Paróquia São Benedito (Passagem São Benedito, 382, Barreiro).

Trajeto da procissão: Paróquia São Sebastião, Avenida Senador Lemos, Travessa Alferes Costa, margem do Canal São Joaquim e Passagem São Benedito, com chegada à Igreja Matriz. Na chegada da procissão, será celebrada a Missa de encerramento da festividade, por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém. 

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Rua Padre Prudêncio, 291 – Campina) , pertencente à Paróquia Santíssima Trindade, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário são celebrados juntos, com festividade realizada de 1º a 7 de outubro, com o tema “No exemplo de fé, humildade e serviço de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, acolhemos a missão que nos dá Jesus”.

A programação conta com Santo Terço às 17h e Missa às 18h30, seguida de programação cultural. Na segunda-feira (05), Dia de São Benedito, e na quarta-feira (07), Dia de Nossa Senhora do Rosário, haverá Missa Solene celebrada pelo Cônego Vladian Silva Alves, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, seguida de programação cultural.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém
3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pascom das paróquias: 

Paróquia São Benedito – Jhonnis Sarges:  91 8711-1874
Paróquia Santíssima Trindade – Marcelo Leite -984411908

Compartilhe o post

Veja também

Fique sempre por dentro de todos os nossos conteúdos

Conecte-se e acompanhe tudo em primeira mão