O dia oito de julho de 1980 tornou-se uma data muito importante para os católicos paraense, há 40 anos a Arquidiocese de Belém recebia o então Papa João Paulo II, que desembarcou no  Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, às 12h30, recebido pelo 7° Arcebispo de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos e pelo 1° Bispo Auxiliar na Arquidiocese, Dom Frei Tadeu Henrique Prost.

Com uma agenda apertada o Pontífice seguiu do Aeroporto direto para o Seminário São Pio X, em Ananindeua, onde almoçou e descansou. A tarde seguiu para Colônia Marituba (atualmente Centro Dermatológico Dr. Marcello Cândia), neste local hoje encontra-se um memorial na capela onde o Santo Padre ajoelhou e rezou.

Após a visita o Papa seguiu para local onde  seria realizada a Santa Missa, no trajeto milhares de pessoas acompanhavam a sua passagem. No início da noite presidiu Santa Missa campal no altar-monumento montado na então Avenida 1° de dezembro (hoje Av. João Paulo II), esquina com travessa Mauriti, com a participação de um mar de gente.

Após a celebração o Santo Padre percorreu as ruas da cidade, passou pela Basílica Santuário de Nazaré, Catedral Metropolitana de Belém, chegando ao Palácio Arquiepiscopal, onde se localizava a sede da Arquidiocese de Belém – Cúria Metropolitana, (hoje Igreja de Santo Alexandre), onde ficou hospedado.

Na manhã seguinte (09), após café da manhã com o clero arquidiocesano, se despediu do povo que lotava a praça, com breves palavras e bênção com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, encerrando sua visita seguindo para Fortaleza.

As cidades em que o Santo Padre visitou foram Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Teresina (PI), Belém (PA), Fortaleza (CE) e, por último, Manaus (AM).

Papa João Paulo II ainda realizou outras duas visitas ao Brasil, entre 12 e 21 de outubro de 1991, visitou a Irmã Dulce, em Salvador, percorreu dez capitais, na sequência: Natal (RN), São Luís (MA), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Maceió (AL) e Salvador (BA). A última visita foi entre 2 e 6 de outubro de 1997, quando participou do II Encontro Mundial com as Famílias, realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), ficando por quatro dias na cidade.

O Pontífice faleceu em 2 de abril de 2005, seu processo de canonização foi iniciado no mesmo ano. Foi Proclamado Beato em 2011 e canonizado no dia 27 de abril de 2014.

Fotos: Arquivo da Arquidiocese de Belém