A Arquidiocese de Belém realiza, neste domingo (10), a 138ª edição do Círio Nossa Senhora do Ó, no Santuário dedicado à Santa, no distrito de Mosqueiro, Belém, com o tema “Maria, a primeira entre os humildes e pobres servos do Senhor”.

Realizado no segundo domingo de dezembro, o Círio de Nossa Senhora do Ó traz novidades este ano, contará com mais duas romarias: O Círio da Juventude e a Romaria da Acessibilidade, totalizando 15 procissões.

A programação teve início na segunda-feira (04) com a Procissão de encerramento das Peregrinações, saindo das Comunidades São Pedro e Santa Teresinha. Na terça-feira (05), foram realizadas homenagens e a Carreata dos órgãos de Segurança. Na quarta-feira (06), destaca-se a Moto Rodoviária às 16h30, saindo da Capela São Sebastião, Baía do Sol para o Santuário de Nossa Senhora do Ó, na Vila, e às 19h30 a Carreata da Fé do Santuário para a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Furo das Marinhas. Na quinta-feira (07) às 12h, haverá a missa da saída da Caminhada da Fé da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o Santuário.

Na sexta-feira (08), às 6h, partirá do Santuário o 3º Pedal do Círio para a comunidade Santa Maria. No sábado (09), às 8h, ocorrerá a missa da saída do Círio Fluvial na Capela de Santa Rosa de Lima (Sítio Caruaru), seguida, às 9h, pela Romaria Fluvial do Porto do Sítio Caruaru para o Porto Pelé. Após a chegada da Romaria Fluvial no Porto Pelé, seguirá a Romaria dos Ciclistas até o Santuário (Vila). À noite, às 18h, ocorrerá a Santa Missa no Santuário  (Villa), seguida, às 19h, pela Transladação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Ó para a Capela do Sagrado Coração de Jesus (Orla do Chapéu-Virado).

A 138° edição do Círio de Nossa Senhora do Ó

No domingo (10), às 7h, será celebrada a Santa Missa do  138° Círio de Nossa Senhora do Ó em frente à Capela do Sagrado Coração de Jesus (Orla do Chapéu-Virado), presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, às 8h30, sairá a procissão do Círio de Nossa Senhora do Ó com destino ao Santuário (Vila).

O percurso de 5,1 km passará pela Av. 16 de Novembro, Rua Rodolfo Pampolha, Comunidade São Sebastião, 15 de novembro, Hospital Geral de Mosqueiro, Trav. Siqueira, Rua Pedreirinha, Rua Coronel Carlos Bentes, seguindo até o Santuário  Nossa Senhora do Ó, no Vila.

A festividade de Nossa Senhora do Ó será realizada até o dia 18 de dezembro, com programação a partir das 17h, incluindo Missa e Arraial com vendas de comidas e atrações culturais. Destaca-se, no sábado (16), às 08h, a Romaria da Acessibilidade e o Círio da Juventude que acontece às 16h. Já no domingo, às 08h, o Círio das Crianças e, na segunda-feira (18) à noite, a Missa Solene seguida de Procissão Luminosa, com saída às 19h30 da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas e retornando da Igreja. Após a chegada da procissão, haverá programação cultural e o encerramento da festividade.

Resumo da programação:

• Procissão de encerramento das Peregrinações: Segunda-feira (04)
  • Carreata dos órgãos de Segurança: Terça-feira (05)
  • Moto Rodoviária: Quarta-feira (06) – 16h30
  • Carreata da Fé: Quarta-feira (06) – 19h30
  • Caminhada da Fé: Quinta-feira (07) – 12h
  • 3º Pedal do Círio: Sexta-feira (08) – 6h
  • Círio Fluvial: Sábado (09) – 8h
  • Romaria dos Ciclistas: Após a chegada da Romaria Fluvial no Porto Pelé (Maracajá)
  • Transladação da Imagem Peregrina: Sábado (09) – 19h
  • Círio de Nossa Senhora do Ó: Domingo (11) – 8h30