A Arquidiocese de Belém realizará neste sábado, 1° de fevereiro, no Centro de Cultura e Formação Cristã, localizado na BR 316, Km 6, das 9h às 18h, o Encontro de Animadores para a Campanha da Fraternidade 2025 (CF), que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A formação será realizada pelo Padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e assessor nacional da Campanha da Fraternidade.
O encontro contará com a presença de representantes das 107 paróquias, pastorais, movimentos, grupos e serviços da Arquidiocese de Belém. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores para desenvolver atividades e ações concretas em âmbito paroquial e arquidiocesano, fortalecendo o compromisso com os objetivos da campanha.
Campanha da Fraternidade 2025
Todos os anos a Campanha da Fraternidade escolhe um tema para refletir e tem como objetivo chamar a atenção sobre uma situação que sociedade necessita de conversão, em vista do bem de todos. Este ano será a Ecologia.Motivada pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan Amazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, aqui em Belém-PA, sendo a primeira na Amazônia.
A Ecologia é uma das questões mais tratadas pela CF ao longo dos 61 anos de existência. Ao todo foram oito Campanhas que abordaram a temática de alguma forma:
-
- CF 1979 – Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;]
- CF 1986 – Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
- CF 2002 – Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
- CF 2004 – Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
- CF 2007 – Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
- CF 2011 – Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
- CF 2016 – Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
- CF 2017 – Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15)
Lançamento e abertura
A Campanha da Fraternidade 2025 será oficialmente lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, com uma coletiva de imprensa da CNBB e transmissão ao vivo pelas TVs católicas e redes sociais. A abertura na Arquidiocese de Belém será marcada por missas nas oito Regiões Episcopais, presididas pelos bispos e vigários gerais e episcopais nos dias 08 e 09 de março.
Sobre o Formador
Padre Jean Poul é natural de Cruzília, Minas Gerais, e é do clero da diocese da Campanha (MG). Tem mestrado em Teologia Dogmática, pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, com pesquisa intitulada “Igreja local: uma redescoberta no Magistério do Concílio Vaticano II”.
Também tem especialização em Origens do Cristianismo, pelo Estúdio Teológico Agostiniano de Valladolid, na Espanha. E é bacharel em Teologia, pelo Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe – Faculdade de Teologia; e graduado em Filosofia pelo Instituto Filosófico São José, em Três Corações (MG).
Programação do Encontro de Animadores
– 08h: equipe de animação (Paróquia São José de Anchieta ).
– 09h: oração (Ir. Rejiane).
– 09h20: boas-vindas (D. Paulo)
– 09h30: Formação Padre Jean.
– 10h45: lanche)
– 11h15: continuidade da Formação
– 12h30: almoço.
Equipe de animação.
– 13h30: retorno da formação
– 15h: lanche.
– 15h30: continuidade da formação
– 17h: Missa na Paróquia São Pio X celebrada pelo Padre Jean Poul.
Foto: cartaz CNBB