Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe
O QUE É A ASSEMBLEIA ECLESIAL
A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe quer relembrar o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplar contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, nossos povos têm uma vida plena e em novos caminhos.
“Todos somos discípulos missionários em saída” é o lema que nos convoca, em comunhão com o Papa Francisco, a empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, no contexto atual, enquanto faremos memória da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.
Devido ao seu carácter sinodal, a realização desta Assembleia Eclesial – entre 21 e 28 de novembro de 2021, na Cidade do México – assim como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior implementação, marcarão um marco no caminhar dos discípulos missionários do nosso continente. Leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade, farão parte deste grande evento eclesial, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e do Caribe, à medida que nos aproximamos da celebração do 500º aniversário do Evento Guadalupano e do 2000º aniversário da nossa Redenção (2031+2033).
Será uma experiência de escuta, diálogo e encontro, à luz da Palavra de Deus, do Documento de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar a realidade dos nossos povos, para aprofundar os desafios do continente no contexto da pandemia da Covid-19, para reacender o nosso compromisso pastoral e para procurar novos caminhos para que todos possamos ter vida em abundância.
Desafios pastorais da Assembleia
Assembleia na Arquidiocese
Processo de Escuta
Este processo de escuta, desde uma perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento e nos iluminará para orientar os passos futuros que, como Igreja da região e como CELAM, devemos dar, ao acompanhar Jesus hoje encarnado no meio do povo, no seu “Sensus fidei” que é o seu sentido de fé. Esta escuta prevista primeiramente entre os meses de abril e julho, foi prolongada até o mês de agosto deste ano de 2021, por isso pedimos-vos que estais atentos e peçamos a participação dos vossos órgãos eclesiais de referência.
Na Arquidiocese de Belém o processo de escuta já está aberto e todas as instâncias eclesiais podem fazer a contribuição através de suas realidades.
O processo de escuta pública será realizado através de atividades coletivas e contribuições individuais, com registros realizados pela plataforma colaborativa on-line no site da Assembleia Eclesial, em sua seção “ESCUTA” onde também contam todas as informações de como será realizado.
Escuta Pública
A ASSEMBLEIA ECLESIAL NA ARQUIDIOCESE
Programa: Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe
A Arquidiocese de Belém promoverá, com transmissão ao vivo por meio de seus meios de comunicação social, uma manhã com apresentação ao povo de Deus a identidade, o documento e a metodologia de participação na Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.
Participação:
– Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Metropolitano de Belém)
– Dom Antônio de Assis Ribeiro (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém)
– Monsenhor Raimundo Possidônio Carreira da Mata (Vigário Geral da Arquidiocese)
SÁBADO: 3 DE JULHO DAS 10 ÀS 12H
TV Nazaré Canal 30.1
http://bit.ly/TVNazare
Facebook
https://bit.ly/FacebookFNC
https://bit.ly/FacebookArqBelem