A Comissão planeja, juntamente com a Santa Sé, a participação da Igreja na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025.
Em 1º de novembro de 2024, a Arquidiocese de Belém e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram a reunião inaugural para organizar a participação da Igreja na COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, programada para novembro de 2025 em Belém, Pará.
A COP30 é um encontro anual que reúne países signatários da ONU para discutir ações contra as mudanças climáticas. Nesta primeira reunião, foi estabelecida a Comissão Arquidiocesana de Preparação e Acompanhamento da COP30, sob a coordenação de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém. Dom Paulo liderará equipes dedicadas a promover e coordenar as articulações da Arquidiocese com as instituições envolvidas, assegurando a plena participação da Igreja antes, durante e após o evento.
Até o final de janeiro de 2025, ocorreram dez reuniões preparatórias, envolvendo duas comissões: Pastoral e Santa Sé. Sobre a ótica Pastoral diversas ações estão em fase de organização, incluindo atividades previstas entre 11 e 14 de novembro de 2025 em várias Regiões Episcopais. Os locais estão sendo estrategicamente planejados para descentralizar a participação, facilitando o acesso do público e considerando possíveis restrições de mobilidade durante o período, sem comprometer a proximidade com as comunidades locais.
A Comissão Santa Sé é uma tratativa entre a Arquidiocese de Belém, o Vaticano, a Nunciatura Apostólica, a CNBB e algumas ONGs católicas. Até o momento, está prevista a participação de uma comitiva composta por aproximadamente 80 membros. Detalhes sobre as ações e a participação da comissão serão divulgados oportunamente.
Paralelamente, a Arquidiocese de Belém mantém diálogo com o Governo do Estado do Pará para alinhar as ações necessárias à atuação da Igreja Católica durante a COP30.
A COP30 ocorre em um momento significativo, marcando o 10º aniversário do Acordo de Paris. As expectativas são elevadas, especialmente considerando os desafios climáticos atuais e a necessidade de ações concretas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A realização da conferência em Belém, no coração da Amazônia, destaca a importância da região na agenda climática global.
A Arquidiocese de Belém reafirma seu compromisso em contribuir ativamente para o sucesso da COP30, promovendo a conscientização ambiental e a participação da comunidade eclesial nas discussões e ações voltadas para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.
As últimas edições das COPs tiveram temas cruciais para o enfrentamento da crise climática global:
COP24 – Katowice, Polônia (2018): Implementação do Livro de Regras do Acordo de Paris e financiamento climático.
COP25 – Madri, Espanha (2019): Mecanismos de mercado de carbono e avanços em perdas e danos.
COP26 – Glasgow, Escócia (2021): Pacto Climático de Glasgow, com foco em metas de emissões e uso de carvão.
COP27 – Sharm El Sheikh, Egito (2022): Criação de fundo para perdas e danos e fortalecimento da adaptação climática.
COP28 – Dubai, Emirados Árabes Unidos (2023): Compromissos de transição energética e redução de combustíveis fósseis.
COP29 – Baku, Azerbaijão (2024): Definição de uma nova meta global de financiamento climático, estabelecendo um compromisso de US$ 300 bilhões anuais até 2035 para auxiliar países em desenvolvimento na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, houve avanços na regulamentação dos mercados de carbono e discussões sobre a redução de emissões de metano.
Por Alam Monteiro
Foto: Ascom Arqbelem