São João Batista -Santos Juninos
15/06/2023

Dando continuidade às festividades dos Santos Juninos, a partir deste sábado (17), começam as comemorações a João Batista, que é celebrado no dia 24, dando nome aos festejos juninos., padroeiro das amizades e das grávidas,

Este ano, a comemoração a São João será especial na Arquidiocese de Belém, com a criação do Santuário de São João Batista, em Icoaraci, no dia do Padroeiro, e as tradicionais festividades na capela e paróquia dedicadas ao santo em Icoaraci e na Cidade Velha, de 17 a 25 de junho.

Na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça São Pio XII, Icoaraci), a festividade tem como tema “Com São João Batista, reconheçamos o Cordeiro na Eucaristia”. A abertura será neste sábado (17), a partir das 17h, com o Cortejo do Mastro, saindo da Associação São Sebastião (na Travessa Pimenta Bueno, entre 4ª e 3ª), em direção à Igreja Matriz. No local, às 19h, haverá a Missa Solene de abertura da festividade, presidida pelo Padre Lindomar Pinheiro, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia.

A festividade ocorrerá até o dia 25 de junho, com missa sempre às 19h, presidida por padres convidados, arraial com comidas típicas e atrações culturais. No dia do Padroeiro, 24 de junho, a programação começa às 8h, com a Ladainha de São João no Mercado Municipal de Icoaraci, seguida de carreata. À noite, às 19h, ocorrerá a Missa Solene e a elevação da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças à condição de Santuário Arquidiocesano, com a presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

O Santuário São João e Nossa Senhora das Graças é o quarto na Arquidiocese de Belém e será referência para a Pastoral Litúrgica e Nova Evangelização.  A partir da Instalação realizará ao menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, oração intensa, além da realização de Simpósios temáticos e encontros de formação.

Na Igreja de São João (Rua João Diogo – Cidade Velha), pertencente à Catedral de Belém, a festividade ocorrerá de 20 a 24 de junho, com o tema “Ele será grande diante do Senhor”. Haverá novena às 17h e Santa Missa às 17h30, celebrada por padres convidados, seguidas de programação cultural.  A abertura da festividade será no dia 20, com missa às 17h30 presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

No sábado (24), dia de São João, a programação começa às 7h com a Santa Missa presidida por Dom Alberto. À tarde, às 17h, haverá a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral, seguida de procissão com a Imagem de São João pelas ruas próximas à Igreja.

História de São João
João Batista é filho de Zacarias e Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus. Seu nascimento é considerado um milagre, pois Isabel era estéril e o casal já estava em idade avançada. A chegada de João foi anunciada pelo anjo Gabriel a Zacarias, e ele nasceu seis meses antes do menino Jesus.

De acordo com a tradição, Maria teria perguntado à prima Isabel como ficaria sabendo do nascimento do bebê. Foi então que Isabel disse que acenderia uma fogueira quando João viesse ao mundo, para que, de longe, Maria pudesse saber das boas-novas e até hoje a fogueira é um dos símbolos dos festejos de São João.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Os próximos homenageados serão São Pedro e São Paulo, no dia 29, data que também comemora o dia do Papa. As festividades vão ocorrer de 24 de junho a 2 de julho na Paróquia São Pedro e São Paulo – Guamá, e na Paróquia São Pedro Pescador – Mosqueiro

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará