Vigília de Pentecostes 2018
18/05/2018

Arquidiocese de Belém realizará neste sábado (19) a partir das 14h, no Ginásio Poliesportivo Guilherme Paraense (Mangueirinho), a Vigília de Pentecostes, momento em preparação para o grande domingo da efusão do Espírito Santo, 50 dias após a Páscoa do Senhor, a Vinda do Espírito Santo sobre os discípulos.

No Mangueirinho, os portões serão abertos a partir das 13h, com a programação iniciando às 14h, com animação, louvou e Momento Mariano. Às 15h20 terá o encerramento da Novena de Pentecostes, que começou no dia 11 nas Paróquias.

A programação contara ainda com adoração, testemunho, pregações sobre o Pentecostes, com tema “É necessário nascer de novo” (Jo 3,7b) e a Missa Solene, às 19h, celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e o Clero Arquidiocesano. O encerramento está previsto para 21h.

PROGRAMAÇÃO

13h – Abertura dos portões

14h – Abertura oficial (Louvor, oração, momento Mariano, celebração da última Novena de Pentecostes)

17h-Pregação Oficial do Pentecostes “É necessário nascer de novo” – Jo 3,7b

19h – Missa Solene

21h – Encerramento

CARAVANAS

A Vigília de Pentecoste reunirá fiéis das 89 paróquias, padres, diáconos, movimentos e pastorais da Arquidiocese de Belém. Para participar do evento as paróquias organizaram caravanas nas sete Regiões Episcopais, de onde sairá ônibus com os paroquianos em diferentes horários e locais. As Paróquias de Mosqueiro por ser mais distante está previsto a saída por volta das 10h30.

Os paroquianos mais próximos do Mangueirinho vão sair em procissão de suas paróquias para o evento, como os da Paróquia Imaculada Conceição – Castanheira que sairá às 15h, e da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz – no Catalina, que sairá às 14h. Confira outras caravanas:

Paróquia Santa Rosa de Lima – 13h

Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio – 12h30

Paróquia Santa Paula Frassinetti – 14h

Paróquia Nossa Senhora do Amparo – 12h

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro – 10h30

Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor – 14h

Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – 16h

Paróquia Menino Deus – Marituba – 12h

Paróquia Santa Maria de Belém – 14h30

Paróquia São Pedro e São Paulo – 13h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Júlia Seffer – 13h

Paróquia Divino Espírito Santo – 14h

Paróquia de Jesus Ressuscitado – 15h

Paróquia São Francisco Xavier – 13h30

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Benevides – 13h

Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida – 13h30

 A SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Trata-se de um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença do Espírito Santo. E invocarmos a efusão do Espírito de Deus para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.

Por essa razão, precisamos entender o significado da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: “O termo Espírito traduz o termo hebraico Ruah que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d’Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito Divino. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às Três Pessoas Divinas. Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos espírito e santo” (CIC, n. 691).