Hoje (17), será realizado o traslado da Imagem do Senhor dos Passos da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Santa Missa, que iniciará às 19h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém

A Imagem do Senhor dos Passos sairá em procissão da Catedral, após a benção do padre e seguirá pelas ruas da Cidade Velha, Campina, com uma parada na Paróquia Santíssima Trindade. Depois segue pela Rua Gama Abreu e Av. Nazaré com chegada na Basílica Santuário, onde ficará em Vigília até Sexta-Feira Santa (19).

Na manhã da Sexta-Feira Santa, a imagem sairá em procissão para Igreja das Mercês, local do encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, às 10h, onde terá o Sermão do encontro, que este ano será com Padre Ivan da Silva Conceição, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

O Sermão do Encontro

O encontro da Imagem do Senhor dos Passos com a Imagem de Nossa Senhora das Dores marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado a morte por Pilatos. É um momento em que meditamos o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus; é um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o Seu nascimento até a Sua morte na cruz. Jesus sofreu a paixão e a Virgem sofreu a compaixão, por nós.

A imagem do Senhor dos Passos

Representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Foto: Luiz Estumano