Sermão do Encontro, das Sete Palavras e do Descendimento
28/03/2018

Anualmente, um dos sacerdotes da Arquidiocese é escolhido para na Sexta-Feira da Paixão proferir o chamado “Sermão do Encontro”, meditação que incita os cristãos a refletirem o sofrimento de Jesus, que redimiu os homens, e nas dores da Virgem Maria, a Mãe de Jesus. Este ano o Sermão do Encontro será proferido Frei Paulo Alessandro Moreira Dias, Vigário Episcopal para Vida Religiosa e Pároco da Paróquia São José de Queluz.

O Sermão do Encontro é o ápice de duas grandes peregrinações, a de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, caminhada que começa às 7h, com saída da procissão da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário. Já a Imagem de Nossa Senhora das Dores partirá às 8h, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha). O encontro das procissões ocorrerá na Igreja das Mercês, onde ocorre o Sermão do Encontro (10h), presidida pelo Frei Paulo Alessandro.

Ao final do sermão, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde, no fim da tarde, o Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman, presidirá, às 17h, a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida (18h30) o Sermão do Descendimento da Cruz será com Cônego Roberto Cavalli Junior, Cura da Sé, encerrando com a procissão do Senhor Morto às 19h. A organização pede que se levem velas para iluminar o percurso da procissão.

Ainda na sexta-feira, ao meio dia (12h), teremos o tradicional Sermão das Sete Palavras, na Capela do Colégio Santo Antônio. Este ano teremos a apresentação de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém. Na reflexão Dom Antônio relembrará as últimas palavras de Jesus Cristo na Cruz.

O ícone bíblico da Crucifixão reproduz os eventos ocorridos no Calvário, consoante relata o Evangelho de São João. Este ícone originou uma oração denominada “As Três Horas da Agonia”. Em 10 de abril de 1879, na Capela do Colégio Santo Antônio, realizava-se pela primeira vez em nossa cidade, a cerimônia das “Três Horas da Agonia”, também conhecida como “Sermão das Sete Palavras”, um rito de fé, cultura e tradição, que completa este ano 139ª edição.

PROGRAMAÇÃO DA SEXTA-FEIRA SANTA NAS PARÓQUIAS

Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Brasília de Nazaré)

• Sexta- feira Santa 30, Paixão do Senhor, 15h e Procissão do Senhor Morto 18h.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

• Sexta- feira Santa 30, Paixão do Senhor, 16h e Procissão do Senhor Morto 18h.

Paróquia Santíssima Trindade

• Sexta- feira Santa 30, Paixão do Senhor, 16h e Procissão do Senhor Morto 18h.

Paróquia São João Batista e Nossa Senhora da Graças

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 10h e Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Ananindeua)

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor – Curuçambá

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 16h e Via Sacra 18h.

Paróquia Bom Pastor

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 15h e Procissão do Senhor Morto 19h.

Paróquia  Militar Nossa Senhora do Loreto

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 15h e Via Sacra 19h.

Paróquias da Natividade de Nosso senhor Jesus Cristo

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 15h e Via Sacra 19h.

Paróquia São Lucas Evangelista

• Sexta-feira Santa 30 e Paixão do Senhor 15h.

Paróquia São Pedro Pescador – Mosqueiro

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 5h e Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Santa Paula Frassinetti

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 6h30 e Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Santo Antônio de Pádua

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 7h30 e Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Santa Maria Goretett

• Sexta-feira Santa 30, Paixão do Senhor 15h.

Paróquia Imaculada Conceição

Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Paróquia São Geraldo Magela

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 7h30 e Paixão do Senhor 17h.

Paróquia São José – Umarizal

• Sexta-feira Santa 30, Via Sacra 10h e Paixão do Senhor 16h.

Paróquia Santa Maria de Belém

Paróquia Mãe da Divina Providência

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha

+ SAIBA MAIS SOBRE O DOMINGO DE RAMOS+