Noite de Autógrafos do Retiro Popular 2017
10/02/2017

“Um Coração para Amar” é o tema da 26ª edição do Retiro Quaresmal

guiado por Dom Alberto Taveira Corrêa

Lançado em janeiro deste ano a 26ª edição do retiro quaresmal “Retiro Popular” este ano intitulado “Um Coração para Amar”, com autoria de Dom Alberto Taveira Corrêa, terá na noite de hoje uma sessão solene de autógrafos, após a solene celebração eucarística, às 18h, na Basílica Santuário.

O Retiro Popular é um roteiro que propõe uma vivência de profunda oração durante a quaresma, com os olhos fitos na graça maior para o cristão, a Páscoa. Com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, reflexão da Palavra, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via-Sacra, Rosário e Ladainha, indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, tudo encaminhado para a Vigília Pascal.

Nesta 26ª edição do Retiro Popular “Um Coração para Amar”, Dom Alberto nos propõe uma profunda reflexão a luz de Nossa Senhora, uma vez que a igreja do Brasil está vivendo o ano Mariano, como proposto pela Assembleia dos Bispos do Brasil (CNBB). “Dentre tantas riquezas da espiritualidade da Igreja, desejamos encontrar a proposta do ‘CORAÇÃO PARA AMAR’ justamente na Virgem Maria, especialmente em alguns de seus títulos: Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe sempre virgem, Mãe maculada, Rainha das Famílias, Coração Imaculado de Maria. Nosso Retiro Popular de 2017 é uma proposta para viver como cristãos a vocação ao amor, a partir do exemplo e da intercessão de Nossa Senhora!” conta o Arcebispo.

O Retiro Popular de 2017 é proposto como um roteiro que acompanha a liturgia quaresmal. Cada domingo será vivido a partir da Liturgia da Igreja. Domingo é dia de ir à Missa, de preferência com sua família, participar com intensidade da vida da Paróquia ou da Comunidade. Para que se possa viver bem este momento, o livro oferece pontos de meditação a partir do Evangelho.

Já nos dias de semana, o convite é que, com a luz da Palavra de Deus, nos textos que são propostos, cada pessoa reze com a Bíblia. Algumas propostas de meditação são oferecidas para acompanhar o aprofundamento do tema da afetividade. O Retiro é ainda excelente oportunidade para valorizar Atos de Piedade de grande importância na vida da Igreja, como a Adoração Eucarística, a Via-Sacra e a Oração do Rosário. Os frutos do Retiro podem ser compartilhados com a família e com pessoas amigas, numa fraterna comunhão a respeito da oração e dos passos dados na vivência quaresmal.

Sobre Dom Alberto Taveira

Dom Alberto Taveira Corrêa é Arcebispo Metropolitano de Belém, membro do Pontifício Conselho Cor Unum, consultor do Conselho dos Leigos, assistente Nacional da RCC, assistente internacional para as novas Comunidades e membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Como Arcebispo de Belém, preside anualmente o “Círio de Nazaré”, uma das maiores manifestações religiosas católicas ou a maior delas no mundo inteiro.

Dom Alberto publica anualmente por ocasião da Quaresma, o “Retiro Popular” pela Editora Canção Nova, roteiro de propostas de Reflexão, Oração e Vida. Também pela Canção Nova, publicou outros livros como “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes.