DIA MUNDIAL DOS POBRES
14/11/2019

Neste domingo (17) é comemorado o Dia Mundial dos Pobres, dia instituído pelo Papa Francisco na conclusão do Ano Santo da Misericórdia, em 2016. Para este dia, a Arquidiocese de Belém por meio da Cáritas, promove Ação com os Pobres, na Praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha, onde moradores de rua e as famílias carentes atendidas pelas paróquias da Região Episcopal Sant’Ana, vão receber atendimento básico de saúde e higiene.

A programação do dia 17 de novembro, na Praça do Carmo, inicia às 9h e segue até 11h da manhã a ação de corte de cabelo e exame de pressão arterial. Às 11h, na Igreja do Carmo, Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a celebração, na Praça, será servido o almoço a todos.

A ação faz parte da III Jornada Mundial dos Pobres, traz o tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará”, a data visa sensibilizar a comunidade de Belém a desenvolver ações de assistência para minimizar os índices da pobreza na Capital. Mas também despertar olhar sobre a dimensão da pobreza.

Durante o período de dois meses, em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, a Arquidiocese de Belém, desenvolveu ações formativas nos territórios paroquiais, que teve lançamento no dia 13 de setembro. Nas ações foram promovidos encontros, atendimento à comunidade do entorno, emissão de documentos, palestras e seminários.

O Dia Mundial dos Pobres tem por objetivo buscar ajudar os mais necessitados, os que se encontram em situação de vulnerabilidade devido a ausência da assistência adequada de políticas públicas, causando uma série de situações, de desemprego ou subemprego, vítimas do tráfico, da violência e da miséria.

Cenário da Pobreza Mundial

De acordo com dados da Cáritas o cenário da pobreza mundial registra-se na América do Norte e na Europa a contração de 67,1% de toda riqueza global. Enquanto que no Brasil de 2016 a 2017, houve um aumento no número de pobres que vivem com menos de 406 reais por mês, que passou de 52,8 para mais de 54,8 milhões. Já o número de pessoas que vivem na extrema pobreza chega 15,2 milhões sobrevivendo apenas com pouco menos de 140 reais por mês.

Jornada Mundial dos Pobres

Na conclusão do Ano Santo da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, um tempo dedicado a chamar todos os cristãos a ajudar os mais pobres e a compreender a dimensão da pobreza e oferecer aos que mais sofrem injustiça e precariedade, o acolhimento e dignidade para resgatar a condição humana.

Programação Dia Mundial dos Pobres (Domingo – 17/11)

09h às 11h – Ação com os pobres (Corte de cabelo e ação de higiene)

11h – Missa com Dom Alberto (Igreja do Carmo)

12h – Almoço com os Pobres (Praça do Carmo)