“Santo mártir defensor da Igreja”

Na próxima segunda-feira (20), a Igreja Católica celebra São Sebastião, Santo mártir se tornou defensor da Igreja. Em comemoração a festa do santo, a Paróquia de São Sebastião promove festa de seu padroeiro, juntamente com a celebração de 85 anos de criação da Igreja.

As celebrações do dia iniciam logo cedo, a primeira, às 7h, presidida pelo Padre Edmir José da Silva, a segunda missa será às 9h, conduzida pelo Padre Francisco das Chagas Souza. E no final da tarde, os fiéis se reúnem, às 17h, para a tradicional procissão de São Sebastião. A concentração e início será no It Center da Lomas Valentina e passará pela Rua Antônio Everdosa e Alferes Costa. Na chegada da procissão, às 19h, haverá Missa Solene em dedicação ao São Sebastião, presidida pelo pároco Padre Pedro Diocrésio Francisco.

A festividade iniciou no dia 11 e segue até a próxima segunda (20), este ano como tema “São Sebastião, ajudai-nos a valorizar a vida”. Durante o período foram realizadas celebrações, programação cultural, jantar do padroeiro, arraial, café da manhã, sorteios e apresentação de bandas locais.

Santa Bárbara

Também no município de Santa Bárbara, 40 km da Capital Paraense, a Paróquia de Santa Bárbara realiza a 89° edição do Círio de São Sebastião, este ano sob o tema “Com São Sebastião caminhemos juntos na evangelização pela Amazônia”. No domingo (19), haverá missa de saída da procissão do Círio, às 7h30, presidida pelo Padre Francimar Ferreira Lopes. À noite, 19h30, missa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. No último dia da festa, segunda-feira (20), às 19h30, a celebração eucarística será presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa.

São Sebastião

Santo mártir se tornou defensor da Igreja quando soldado, capitão e apóstolo dos compressores daqueles que foram presos na época. São Sebastião nasceu em Nabonne, na Itália, e desde muito jovem era conhecido como generoso e homem que se doava ao serviço e defensor da verdade. No império de Diocleciano a Igreja/cristãos eram perseguidos, pelo fato de o imperador adorar deuses. Já o Povo de Deus adorava a Santíssima Trindade. Quando o imperador descobriu que São Sebastião testemunhava o amor de Deus, mandou prendê-lo em um tronco, onde várias flechas o atingiram. No ano de 288 foi martirizado.

TRAJETO

Paróquia São Sebastião (Sacramenta):

A procissão do Padroeiro sairá do

Festividade São Sebastião (11 a 20/01/2020) – Sacramenta – Belém
“São Sebastião, ajudai-nos a valorizar a vida”

17/01 (Sexta-feira)
18h-Procissão (Capela N. Sra. do Rosário/Paróquia S. Benedito, limite da Área São João)
19h – Missa: Cônego Ronaldo de Souza Menezes
Tema: Jesus Cristo, perdão e salvação (Mc 2,1-12).
“São Sebastião, advogado dos pecadores”
18/01 (Sábado)
07h – Missa: Pe. Pedro Diocrésio Francisco
19h – Missa: Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB

Tema: Jesus Cristo, Filho de Deus (Jo 1, 29-34)
“São Sebastião, nosso irmão na fé, rogai a Deus por nós”
19/01 (Domingo)
07h – Missa: Pe. Pedro Diocrésio Francisco
09h – Missa com pessoas enfermas e idosas – Pe. Pedro Diocrésio Francisco
17h – Missa: Pe. Pedro Diocrésio Francisco
19h – Missa: Pe. Lucivaldo Correa da Silva
Tema: Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29-34) “São Sebastião, manso como um cordeiro, ajudai-nos ter um coração manso e humilde”

20/01(Segunda-feira)
07h-Missa:Pe. Edmir José da Silva, CM

09h – Missa: Pe. Francisco das Chagas Souza Nunes

12h – Novena em honra a São Sebastião – Pe. Pedro e Diác. Francisco

17h – Procissão saindo do It Center, Lomas Valentina, Ant. Everdosa, Alf. Costa, Igreja.

19h – Missa: Pe. Pedro, auxiliados pelos Diáconos Jaime, Ismael e Francisco.
Tema: Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma (Mt 10,28-33)
“São Sebastião, modelo de coragem, lealdade e fidelidade a Cristo”