Coletiva da Campanha da Fraternidade
09/02/2018

A Arquidiocese de Belém convida para Coletiva de Imprensa para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2018(CF), nesta quarta-feira 14, às 9h, na Cúria Metropolitana (Av. Gov. José Malcher, Edifício Paulo VI, 915 – Bairro Nazaré).

O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e a Comissão Organizadora apresentarão detalhes sobre a abertura da Campanha na Arquidiocese, no sábado (17), às 08h30, no Ginásio Municipal Poliesportivo em Marituba.

Todos os anos a Campanha da Fraternidade trata de assuntos muito graves, urgentes e de interesse para o bem comum e este ano é a violência. Com tema“Fraternidade e superação da violência” e lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), a CF tem o objetivo de superar a violência, promovendo fraternidade, a paz e a justiça à luz da Palavra de Deus.

Campanha da Fraternidade 2018

Nesta Campanha da Fraternidade 2018, a Igreja no Brasil apresenta às comunidades uma realidade que pede atenção, mudança e conversão. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da população do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. Os dados apontam também que em 2014, o país chegou ao topo do ranking, com o número absoluto de homicídios. Foram no total 59.627 mortes.  “O esquecimento do mandamento do amor e da ética gestam e despertam violência. Os descaminhos, no entanto, podem ser superados com a volta às origens, com a reconciliação e a misericórdia. Somos chamados à superação da violência, pois somos filhos e filhas de Deus”, afirma o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, dom Leonardo Steiner.

Todos os anos a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos. Em 2018, a Conferência convida todos a percorrer o caminho de superação da violência constante e crescente em todos os níveis.“A superação da violência, condição para uma sociedade e cultura da paz, exige comprometimento e ações envolvendo a sociedade civil organizada, a Igreja e os poderes constituídos para a formulação de políticas públicas emancipatórias que assegurem a vida e o direito das pessoas em uma sociedade e cultura de Paz”, finaliza o secretário-executivo da CF, padre Luís Fernando.

Serviço: Coletiva de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Dia: Quarta-feira 14

Local:Cúria Metropolitana – Av. Gov. José Malcher, Edifício Paulo VI, 915 – Bairro Nazaré.

Sugestão de Entrevistado:

-Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
-Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata – Coordenador da Campanha da Fraternidade e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém
-Padre Bruno Sechi – Coordenador da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Belém e Pároco da Paróquia de São João Paulo II

Mais Informações : Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém –  [email protected] – Alan Monteiro  e Alaíse Ribeiro 98926-2453