ASSEMBLEIA PASTORAL ARQUIDIOCESANA
08/11/2017

Serviço: Assembleia Pastoral Arquidiocesana
Dia: 09 e 15 de novembro
Mais Informações: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém – 3215-7002 /98926-2453 / [email protected] – Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro

“Arquidiocese de Belém promoveu estudos que direcionará os próximos anos de suas atividades pastorais”

A Arquidiocese de Belém realizará entre os dias 9 a 15 de novembro a 9ª Assembleia  Pastoral Arquidiocesana, com tema “Evangelizar: Graça, Vocação e Identidade da Igreja”, tem com objetivo buscar os caminhos para melhor atender a evangelização na Arquidiocese.

A cada dia da Assembleia ocorrerá em diferentes locais e direcionada a um publico especifico. No dia 9, iniciará com reunião dos Bispos e o Conselho Episcopal, dia 10, será com Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, já dia 11, com Vida Religiosa e Diáconos, em seguida 13, com Conselho Presbiteral, dia 14, com o Clero e, por fim, no ultimo dia (15), com todos os setores da Arquidiocese, das 7h às17h, no Centro de Cultura e Formação Cristã, onde qualquer pessoa poderá participar.

Desde o lançamento da Assembleia Pastoral Arquidiocesana , em novembro de 2016, a coordenação realizou trabalhos divididos em três etapas: Paroquial, Regiões Episcopais e Dimensões Pastorais (que envolve pastorais, movimentos e comunidades) para saber quais os aspectos positivos, os problemas e desafios a serem superados.

A primeira etapa foi de âmbito Paroquial realizada de novembro de 2016 a abril 2017, onde os párocos de cada uma das 87 paróquias convocaram uma Assembleia que resultaram em avaliações e elaboração de um relatório. Ao fim, houve a escolha de três representantes leigos para a Assembleia da Região Episcopal.

A segunda etapa foi realizada nas Regiões Episcopais, entre os meses de maio e junho, onde cada Vigário Episcopal formou uma equipe de coordenação com a participação dos párocos das respectivas Regiões Episcopais e os três representantes leigos escolhidos na primeira etapa. Juntos eles elaboraram um relatório para a Assembleia Arquidiocesana (de 9 a 15 de novembro) e escolheram os representes da Região Episcopal.

A terceira etapa foi realizada com as Dimensões Pastorais (pastorais, movimentos e comunidades) no mês de junho, cada uma das Dimensões avaliação de suas atividades e gerou um relatório, por fim houve a escolha de dois representes para a Assembleia das Dimensões Pastorais. A partir desta Assembleia foi realizado um relatotio e escolhida uma pessoa como representante para compor o grupo que participara da Assembleia Arquidiocesana.

De julho a outubro a organização da Assembleia Arquidiocesana reuniu todas essas avaliações realizadas nas três etapas formalizando num documento, o qual será trabalhado na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de 09 a 15 novembros. Tendo em vista a centralidade da missão com suas características, envolvendo os diversos aspectos da vida da igreja no exercício e fortalecimento da mesma: numa pastoral de conjunto e expressão de Comunhão, Formação, Espiritualidade, Caridade, Serviço e Comunicação e trabalhando os quatro principais pontos avaliados, a saber – ACERTOS: Legado/Positivo/Acertos; PROBLEMAS: Eficácia/Desafios/Ameaças; IDENTIDADE E ESPIRITUALIDADE: Convicção/Pastorais Reconhecidas/Mesmo Sonho/O que impulsiona/Formação/ Vivência sacramental; DESAFIOS FUTUROS: Alternativas/O que mudar/Expectativas/ Como inovar? Do documento final também será retirado as orientações pastorais para o Sínodo Arquidiocesesano que será realizado em 2019.

O Sínodo será uma grande Assembleia da Arquidiocese em comemoação aos 300 da criação a Diocese de Belém. A programação terá incio com Ano Jubilar no dia 04 de março de 2018, durante as comemorações dos 299 anos da Diocese.

PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBBLEIA

Dia 15 de Novembro

Local: Centro de Cultura e Formação Cristã

7h às 8h Acolhida e Credenciamento