Arquidiocese de Belém Celebra Ordenações em Recife
09/01/2017

Na bela tarde de sábado, já vivendo o preceito de domingo, quando celebramos a Epifânia do Senhor, no bairro Curado em Recife, a nossa santa Igreja esteve em festa com a presença de centenas de missionários da Comunidade Obra de Maria, em comunhão com muitos belenenses ali presentes, para juntos acompanharem mais quatro novos ordenados para o serviço da Santa Igreja Católica.

A Santa Missa aconteceu numa calorosa tarde nordestina, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com a celebração presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebração de alguns membros da Arquidiocese de Belém e sacerdotes da comunidade religiosa Obra de Maria, cerca de 50 padres ao todo, bem como boa participação dos missionários da Obra que lotavam a igreja, chegando a cerca de dois mil fiéis participando da celebração.

Os novos padres ordenados Padre Elisafan de Silva Mélo, Padre Maxlander Lima Barreto Rodrigues, Padre Jessé Bernardo, e o neo-diácono Diácono Luiz Aguiar receberam seus novos ministérios pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Belém. Em meio às lágrimas de emoções do celebrante e dos ordenados, que contagiavam todos que testemunharam este momento de graça para nossa igreja, emocionaram-se também os fundadores da comunidade Obra de Maria o Gilberto Gomes Barbosa e Maria Salomé Ventura, que vivenciaram cada palavra, gestos e atos do rito da ordenação conduzida pelo Arcebispo de Belém.

Em sua homilia, Dom Alberto sensibiliza a cada um presente ao falar sobre a vida e missão de cada um dos ordenandos, a graça de conhecer e acompanhá-los, comparando-os com os três Reis Magos em suas indagações, desconfianças, incertezas, ao longo de suas caminhadas, mas que após conhecer Jesus já não são mais os mesmos, e “assim serão cada um de vocês, assim com aconteceu com os Reis Magos após conhecerem Jesus, vocês também não saem daqui mais os mesmos. Quando eu meditava sobre a ordenação de vocês, esta frase tomava conta de meu coração, ‘vocês não saem daqui mais os mesmo!’”.

Após a reflexão da liturgia, Dom Alberto deu segmento ao rito de ordenação do novo diácono e em seguida os novos sacerdotes. O agora diácono Luiz Aguiar, retornara para a Arquidiocese de Belém para conclusão do período de estudos e estágios pastorais, e será ordenado sacerdote no início de 2018. Já os novos sacerdotes deverão seguir missões destinadas pelos Fundadores da Obra de Maria, assim sendo: Pe. Elisafan de Silva Mélo ficará na missão da Obra de Maria em Recife, Pe. Maxlander Lima Barreto Rodrigues seguirá para missão da cidade de Palmas-TO e Pe. Jessé Bernardo assumirá missão no interior de Pernambuco.

Ambos são incardinados (pertencem) a Arquidiocese de Belém, porém com destinação missionária dada pelo Arcebispo para atuarem juntos às missões da comunidade religiosa Obra de Maria, comunidade religiosa onde iniciaram suas vocações.