Ano Mariano na Arquidiocese de Belém
13/02/2017

Desde o dia 12 de outubro de 2016 a Igreja do Brasil está vivendo o ANO MARIANO. A Arquidiocese de Belém também está com uma programação especial para este período, a saber:

Diretrizes da Arquidiocese de Belém para viver o Ano Mariano.

• Em todas as Missas, um canto mariano no encerramento da celebração;
  • Valorizar as grandes celebrações marianas: Os Círios, Festa de Nossa Senhora de Fátima e outras festas paroquiais.
  • Organizar algumas atividades de formação a respeito da Marialogia e a Devoção a Nossa Senhora.
  • Um SIMPÓSIO MARIOLÓGICO ARQUIDIOCESANO, nos dias 19, 20 e 21 de setembro:

– pela Manhã: CCFC para o Clero, Diáconos, seminaristas e religiosos/as

– pela noite: para os leigos e leigas

DE 18 A 26 DE MARÇO DE 2017

Visitas da Imagem de Nossa Senhora Aparecida com Missas nas Regiões Episcopais celebradas nas Matrizes Marianas de cada Região:

17 de Março | Sexta-Feira | 9h: Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa.

• Neste dia pela noite a Dom Alberto chegará a Belém, a imagem peregrina seguirá para o Seminário Arquidiocesano onde ficará junto a um momentos orações e vigília mariana.

18 de Março | Sábado | 9h:

Região Episcopal Sant’Ana – Catedral Metropolitana de Belém. Missa de início da peregrinação pelas Regiões Episcopais, com presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa e transmissão ao vivo.

20 de Março | Segunda-Feira | Horário a definir:

Região Episcopal Santa Maria Gorettti – Missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

21 de Março | Terça-Feira | Horário a definir:

Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus – Missa na Igreja Nossa Senhora do Bom Remédio.

22 de Março | Quarta-Feira | Horário a definir:

Região Episcopal São João Batista – Missa na Igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

23 de Março | Quinta-Feira | Horário a definir:

Região Episcopal Santa Cruz – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

24 de Março | Sexta-Feira | Horário a definir:

Região Episcopal São Vicente – Missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Cidade Nova).

25 de Março | Sábado| Horário a definir:

Região Episcopal Menino Deus – Missa na Igreja Nossa Senhora do Ó.

26 de Março | Domingo| 18h:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Missa de encerramento da peregrinação pelas Regiões Episcopais, com presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa e transmissão ao vivo.

Após a Santa Missa a Imagem ficará custodiada pela mesma Paróquia. Durante o ANO MARIANO cada Paróquia realiza uma SEMANA MARIANA e leva a IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, a partir de abril até setembro 2017. A ordem de visitação da Imagem será por intermédio de inscrição de cada pároco.

A transferência da Imagem entre as Regiões Episcopais (de 18 a 26 de março) e entre as Paróquias (a partir de abril) serão organizadas entre os Padres responsáveis de cada local.13