27º aniversario de ordenação episcopal de Dom Alberto Taveira Corrêa e ordenação de novos sacerdotes
06/07/2018

A Arquidiocese de Belém do Pará celebrará nesta sexta-feira (06) Missa em Ação de Graças pelo 27° aniversário Episcopal do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e Ordenação de três novos sacerdotes, às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém.

Dom Alberto, foi ordenado no dia 06 de julho de 1991, dia de Santa Maria Goretti – mártir da pureza, na cidade em que nasceu Nova Lima – MG e  escolheu como lema o texto do Evangelho de São João 6, 51: “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, no brasão episcopal expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita” (Para a Vida do Mundo).

Novos Padres da Arquidiocese de Belém

Os novos padres são Padre Carlos José de Almeida Souza, Padre Gabriel Aparecido Paes e Padre Paulo João Fernandes Ribeiro, Ambos continuarão a exercer as funções nas missões em que já atuavam enquanto diáconos. Padre Carlos continua na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio – Região Episcopal Coração Eucarístico, também passará a ser Coordenador do Seminário Menor São João Maria Vianey – Cura D’Ars e passará a ser Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, também na Região do Coração Eucarístico.

Padre Gabriel depois de Ordenado tornará Vigário Paroquial da Paróquia Jesus Ressuscitado – Região Episcopal Santa Cruz. Já o Padre Paulo João, passa a ser Vigário Paroquial da Paróquia Divida Misericórdia e responsável pela área Missionária Santa Tereza de Calcutá – Região Episcopal Menino Deus. Antes da ordenação, os diáconos entregam a carta de pedido de admissão ao arcebispo, escrita a próprio punho, a expectativa de ambos é grande, como expressa o então Diácono Paulo João “a carta é a confirmação da entrega e o desejo livre e feliz de seguir a Deus”.

Diácono Paulo João ainda cita sobre a descoberta pela vocação, o desejo de ajudar o próximo que a igreja mostrou o caminho, “tinha um desejo muito grande em meu coração, diante de tantas coisas eu sempre tive o desejo de ajudar as pessoas e não sabia como, mas agora eu vejo que posso ajudar de uma forma pontual ao levar Jesus Sacramentado às pessoas, seja na confissão, na eucaristia, essa é uma forma objetiva de descobrir seu lugar. Tem uma palavra que gosto muito que é João 14: ‘Na casa de meu pai há muitas moradas. Não for assim, eu não teria dito vou preparar um lugar’. Eu acho que a vocação é esse lugar preparado por Jesus para cada um de nós, esse é o meu, assim como cada um tem o seu e a felicidade consciente nisso em vocês saber o seu lugar”.

Para o seu lema Sacerdotal, o Diácono Paulo escolheu “Aquele que de mim se alimenta por mim viverá – João 6,56b”, pois para ele a proposta de Deus é bem clara e ele gosta da clareza e concretude dos fatos. “Se a gente é alimentado por cristo nada mais justo que viver por ele, então veio a partir daí a Eucaristia que me alimenta e a eucaristia é a partilha, doação e entrega, então se eu me alimento da Eucaristia eu devo viver como ela me propõe que eu viva” explica Paulo João.

O futuro Padre da Arquidiocese de Belém aproveita para convidar a todos para a Ordenação Sacerdotal nesta sexta. “Sintam-se todos convidados, acho que a Eucaristia não precisa de convite, mas será um maior prazer ter todo mundo junto neste momento que é bonito, não só para pessoa de Paulo João e os demais irmãos, mas para Igreja, pois o sacerdote não é padre para ele, mas para Igreja, espero ver todos lá”. Convida o Diácono Paulo João.

Sobre o Arcebispo

Dom Alberto Taveira Corrêa atuou na Arquidiocese de Brasília, como Bispo Auxiliar de 1991 a 1996. No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010. Em 30 de dezembro de 2009 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, se tornando o décimo Pastor desta Igreja, tendo tomado posse em 25 de março de 2010.

Serviço:

Missa em Ação de Graças pelo 27º aniversário episcopal de Dom Alberto Taveira Corrêa e ordenação de três novos sacerdotes, nesta sexta-feira 06 de julho – 19h, na Catedral da Sé.

Mais Informações : Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém – 3215-7002 /98926-2453 / [email protected] – Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro