O Santo Padre, o Papa Francisco, por meio da Esmolaria Apostólica, departamento da Santa Sé responsável por doações e caridade, realizou no mês de junho a doação de 35 ventiladores pulmonares para 13 países em contribuição ao combate da pandemia do Covid-19. Quatro desses foram destinados ao Brasil, sendo 3 para o Estado do Pará.

Um dos aparelhos ficará na Arquidiocese de Belém, no Hospital Divina Providência (Marituba), administrado pela congregação religiosa dos Pobres Servos da Divina Providência, há 22 anos. A entrega oficial será na manhã de segunda-feira, dia 13, às 9h, na Cúria Metropolitana, com a condução do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presença do Padre Ângelo Gaio, um dos responsáveis pelo Hospital.

Outro respirador mecânico foi destinado ao Barco Hospital Papa Francisco, que também será entregue no mesmo momento do dia 13, com a presença de um representante enviado pela Diocese de Óbidos, responsável pela administração do barco hospital. O terceiro aparelho já foi entregue à Diocese de Marabá, recebido por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano.

Além do Brasil, também receberão quatro doações cada o Haiti e Venezuela, três para Colômbia, Honduras e México, já a República Dominicana, Bolívia, Equador, Camarões, Zimbábue, Bangladesh e Ucrânia receberão duas unidades cada.

A Igreja e a Caridade

Desde o início da pandemia o Santo Padre vem promovendo ações para contribuir com os mais necessitados junto ao combate do coronavírus, são realizadas doações de equipamentos e ajudas financeiras para diversas realidades, como hospitais e um fundo de emergência criado por ele para ajudar as nações mais afetadas pela crise sanitária. Dezenas de respiradores foram doados para hospitais na Itália e no Oriente Médio, bem como para outros países que lutam contra esta crise global.

No mês de maio a Arquidiocese de Belém recebeu do Santo Padre uma doação de dez mil reais para auxílio nas atividades de assistências para as famílias mais necessitadas. A ajuda foi investida para atender famílias em situação de vulnerabilidade, idosos, residentes em áreas de periferias, nos limites dos territórios paroquiais, com grande representação de subemprego e até mesmo muitos desempregados, sem nenhuma fonte de renda.

Igreja Católica, Serviço Essencial à Vida

Um dos princípios da Arquidiocese de Belém é a promoção da vida, atitude evidenciada por meio de seus inúmeros projetos sociais, de educação, saúde, assistência social, ações coordenadas com instituições locais e internacionais. São crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas em situação de abandono, em ruas, casas de assistência social, casas para idosos, doentes crônicos e deficientes, entre outros, atendidos em diversas instâncias.