“Santa Teresinha da Amazônia”

A Arquidiocese de Belém institui a sua 95º Paróquia, com a criação de mais um templo religioso, este com devoção a Santa Teresinha da Amazônia (Passagem Santa Teresinha, nº 27, Conjunto Império Amazônico, Bairro do Souza) nesta quinta-feira (16), dia de Nossa Senhora do Carmo,  padroeira dos Carmelitas, Ordem do qual Santa Teresinha pertenceu.

A programação de inauguração será com tríduo de 14 a 16 de julho, às 19h.  O primeiro dia será com Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, o segundo com Padre Fabio Quintal, que já foi pároco na região.

Dia, 16, terceiro e última noite será com Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que fará a instalação e dará posse ao primeiro pároco, Padre Gabriel Aparecido Paes. Para concelebração é esperado a participação de Dom Antônio e padres da Região Episcopal Santa Cruz. Toda programação será transmitida via Facebook.

A nova paróquia fará parte da Região Episcopal Santa Cruz, sendo desmembrada da Paróquia Jesus Ressuscitado e contará com três comunidades: Rosa Mística, Sagrada Família, São Arcanjo Gabriel.

Padre Gabriel Aparecido Paes

Natural de São Paulo, 35 anos, tem formação pelo Seminário São Pio X em filosofia e teologia, foi ordenado no dia 06 do junho de 2018 e desde então exercia a função de Vigário Paroquial na Paróquia Jesus Ressuscitado.

Região Episcopal Santa Cruz

Criada em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, a Região Episcopal Santa Cruz foi desmembrada em 1999, para criação da Região São João Batista.

A atualmente a região tem como Vigário Episcopal Cônego Ronaldo Menezes e conta com mais 26 padres divididos em 15 paróquias que atua nos bairros: Castanheira, Marambaia, Souza, Curió Utinga, Marco, Val-de-Cans, Sacramenta, Barreiro, Telegrafo, Pedreira e Umarizal.

As paróquias da Região Santa Cruz são: Imaculada Conceição (Castanheira), Jesus Ressuscitado, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Sagrada Família, Santa Cruz, Santa Teresinha da Amazônia (Nova), São Benedito, São Francisco Xavier, São Geraldo Magela, São João Paulo II, São Jorge, São Raimundo Nonato e São Sebastião.