A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (20) a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importante para os católicos, único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, exaltado pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.

Na Arquidiocese de Belém a Solenidade será realizada nas oito Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, estará na Região Episcopal Sant’Ana, onde presidirá a santa missa às 7h, na Catedral Metropolitana. Em seguida terá a procissão com Santíssimo Sacramento para Igreja das Mercês.

Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, estará na Região Coração Eucarístico de Jesus, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Bengui. A programação começa às 7h, com a procissão saindo do Shopping na Augusto Montenegro.

Já Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, preside na Região São Vicente de Paulo, às 7h, na Paróquia Santa Paula Frassinetti. Em seguida terá a Procissão com Santíssimo para Paróquia do Divino Espírito Santo.

Os paroquianos da Região Santa Maria Goretti terão celebração às 7h, na Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos). Em seguida procissão com Santíssimo para Basílica Santuário de Nazaré.

Na Região Menino Deus, a solenidade será celebrada na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré – Marituba, celebração eucarística às 7h, presidida pelo Vigário Episcopal, Padre Ederaldo da Mata. Após a missa a procissão segue para a Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Na Região Santa Cruz a celebração será em todas 14 paróquias de acordo com horários próprios. Destaque para as Paróquia Imaculada Conceição (Castanheira) com celebração às 7h, e em seguida procissão pelas ruas do bairro, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida a celebração será na escola Sagrado Coração de Jesus, com procissão para Paróquia, na Paróquia São Geraldo Magela a celebração será às 18h, seguida de procissão.

Na Paroquia São Sebastião a missa será às 7h, seguida de procissão para colégio Catarina Labouré. Já na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência a celebração será às 7h, seguida de procissão pelas ruas do conjunto Providência, em Val-de-cans, na Paróquia Santa Cruz a celebração será ás 7h.

Na Região São João Batista a programação ocorrerá em quatro locais devido as áreas atendidas pela região, ambas o início da celebração será às 7h. Na Ilha de Cotijuba será na Praia do Amor. Após a missa terá procissão para matriz paroquial. Em Outeiro haverá celebração na Paróquia Imaculada Conceição. No distrito de Icoaraci será na Paróquia São Francisco de Assis, seguida de procissão com destino a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No Tapanã a celebração será na Paróquia São Francisco de Assis, reunirá paroquianos das paróquias do Satélite, Pratinha, Tapanã. Após a missa a Procissão com Santíssimo sairá para matriz paroquial Jesus Bom Samaritano.

Na Região Nossa Senhora do Ó destaca-se a Área Missionária São Francisco do Murinim, localizada em Benevides, com santa missa às 7h e na Paróquia Santa Rosa de Lima, às 7h30, com procissão nas ruas do bairro. Já na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, após a santa missa das 7h, acontece a procissão para o Convento das Irmãs Doroteias.

No município de Santa Bárbara a procissão sairá às 17h30 da capela de Santa Bárbara, seguirá para a matriz paroquial onde haverá santa missa após chegada. Em Mosqueiro a programação será nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, São Pedro Pescador e Nossa Senhora do Ó, com celebração às 7h seguida de procissão.