Será uma manhã festiva com atividades, apresentações e exibição do minidocumentário “Oratório ambiente que educa, acolhe e evangeliza”. O livro orientará o setor juvenil das paróquias a desenvolver ações culturais e de evangelização. A abertura da cerimônia de lançamento será conduzida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro, que também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (2019 – 2023).

Como orientações no livro, Dom Antônio, cita que o oratório é uma estratégia e método de atração dos adolescentes e jovens por meio do lazer. “Só é possível educá-los e evangelizá-los se estivermos no meio dos jovens. A proximidade gera afeto que facilita a amizade e a evangelização! Crianças, adolescentes e jovens precisam de espaços de convivência, onde possam se encontrar como amigos com liberdade, confiança e segurança”.

O objetivo principal da instalação do oratório é a evangelização. Deve-se enfatizar à prática dos valores como respeito/sentido da vida, sede de vida eterna, justiça, paz e solidariedade.

Oratório

O oratório (vem do vocábulo “oração”) é a experiência da juventude na comunidade paroquial com vivências culturais na música, teatro, dança e esporte. Todas essas atividades, a serem desenvolvidas nos finais de semana, tem a base da formação evangelizadora no processo educativo-pastoral.

A criação do oratório paroquial tem o propósito de cooperar à formação humana e evangelização do público infantojuvenil, crianças a partir dos 8 anos de idade, e seus respectivos familiares.

No oratório paroquial são desenvolvidas diversas atividades que incluem teatro, grupo de dança, esporte, passeio e gincana. As principais atividades desenvolvidas pelo oratório estão relacionadas às artes.

De acordo com o livro, a música é uma das principais atividades no oratório, onde se destaca a finalidade recreativa, mas também educativa e catequética. “A Arquidiocese de Belém deseja oferecer às crianças, adolescentes e jovens o ambiente adequado que lhes possibilite os meios necessários de prevenção a tantos problemas existentes na sociedade, sabendo que nossa criatividade contribuirá para a sua superação, com serenidade e paz.”, destaca Dom Alberto.

As Orientações

Com o livro em mãos, o animador responsável pelo setor da juventude de cada paróquia, conduzirá a criação dos oratórios seguindo as orientações como: público a ser envolvido, formas de acolhimento, tipos de atividades culturais, agenda de atividades, importância da formação religiosa, elaboração de projeto para o oratório e outras orientações.

No livro encontram-se os resultados desejados a com a promoção do oratório, no que diz respeito, a diminuição da vulnerabilidade infantojuvenil; redução da criminalidade nos bairros onde se encontra o oratório; elevação da qualidade de vida das crianças e adolescentes e aumento da sensibilidade religiosa dos jovens.

8h – Acolhida
09h – Exibição do minidocumentário “Oratório ambiente que educa, acolhe e evangeliza”
9h10 – Palavra de Dom Alberto Taveira | Dom Antônio de Assis Ribeiro
9h20 – Apresentação do projeto oratório paroquial