Neste domingo (29), no Centur, das 08h às 12h, a Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral da Catequese, promove o Encontro dos Crismandos e Crismados com o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O tema deste ano é “Repletos do Espírito Santo, anunciem corajosamente o evangelho”, e o lema “Ide e anunciai” (Mc 16, 15).

A programação acontecerá durante toda manhã. A partir das às 8h já haverá acolhida dos participantes com muitas músicas, louvor e animação. Às 8h30, a abertura oficial ocorre com a acolhida da imagem de Santa Maria de Belém. Ao longo da programação haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, animação, apresentações, Flash Mob, palavra do Arcebispo e Santa Missa. A expectativa é a participação de quatro mil jovens das 8 regiões episcopais da Arquidiocese de Belém.

O objetivo da promoção do evento é o fortalecimento da unidade dos jovens e adultos à Igreja, sejam crismados ou que ainda estão nesta etapa da caminhada da iniciação da vida cristã, o sacramento do Crisma. Esta é uma forma de instigar os jovens de que o Crisma é o sacramento do amadurecimento, etapa da vida onde o jovem já tem as condições necessárias de maturidade para confirmação da sua fé, e assim buscar seu comprometimento pessoal com Deus.

Este é um momento especial em que o Arcebispo se dirige aos jovens e adultos, como pastor a orientar seu rebanho. Momento em que os jovens são motivados, instigados vocacionalmente, convidados ao envolvimento e aprofundamento da vida de igreja, conhecer e se identificar com as centenas de possibilidades que a Arquidiocese oferece.

Encontros

O primeiro encontro do arcebispo com a juventude (Crismando e Crismados) aconteceu em 2004, com então Arcebispo Dom Vicente Zico e seu Bispo Auxiliar, Dom Carlos Verzelett, que se reuniam com os jovens na Praça Dom Frei Caetano Brandão (em frente a Catedral de Belém – Cidade Velha). Dom Orani Tempesta, ao ser nomeado Arcebispo de Belém, também em 2004, continuou os encontros e, hoje, Dom Alberto como arcebispo, desde 2010, continua com a prática que aproxima cada vez mais os jovens da vida de igreja.

08h00 – Acolhida (música, animação, louvor)
08h30 – Abertura (acolhida da imagem de Santa Maria de Belém)
08h50 – Apresentação (Encenação/Flash Mob)
09h00 – Adoração