Hoje a Igreja do Brasil celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, a data foi comemorada por vários países no dia (28) após 40 dias da Páscoa do Senhor, mas no Brasil, por questões pastorais, é celebrada no domingo seguinte.

A Solenidade lembra que Jesus deixou um legado até que se completem os dias de seu retorno: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!” (Mc 16, 15). Em função desde convite no dia da Ascensão comemoramos o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano com tema proposto pelo Santo Padre, o Papa Francisco, ‘“Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

A mensagem foi divulgada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, apresenta um convite à reflexão sobre as relações entre as pessoas na internet, ambiente no qual a Igreja acredita que deve ser usado para o “encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”. Clique aqui e veja a mensagem na íntegra.

Atendendo ao convite de Nosso Senhor a Arquidiocese de Belém do Pará promove há 300 anos a evangelização na Amazônia, desenvolve diversos trabalhos missionários para alcançar a todas as realidades de seu povo fazendo desta a igreja um rosto Amazônico. Em comemoração ao seu terceiro centenário a Arquidiocese promove o Ano Jubilar (2019-2020) com tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e lema “Ide e anunciai” (Mc 16, 15). Assim como Jesus nos propõe levar a Palavra a todos os povos.

Para vencer os desafios da evangelização na Amazônia, que são muitos devido suas diversidades culturais, a Arquidiocese conta com distintas frentes que atuam de forma unida, tendo a comunicação como grande elo nesta caminhada.

Os organismos de comunicação tornam-se cada vez mais importante para igreja, pois a velocidade em que o mundo se transforma é assustadoramente veloz. A forma como as pessoas se conecta também está em constante mutação, em muitos casos aproximam digitalmente e distanciam fisicamente, como nos cita o Santo Padre em sua mensagem. Por isso é fundamental que a igreja trabalhe a comunicação em suas diversas instâncias.

Com este pensamento a Igreja Católica de Belém sempre busca acompanhar a evolução das formas de comunicação. Atualmente conta com diversos trabalhos e organismos que atuam em prol de uma comunicação mais eficaz e evangelizadora. As três principais vertentes na Arquidiocese são representadas por: Pastoral da Comunicação (PASCOM) que tem por finalidade colaborar com as ações evangelizadoras da Igreja; Fundação Nazaré de Comunicação (FNC) um organismo da Arquidiocese de Belém responsável por seus veículos de comunicação, são eles: Rádio, TV, Jornal Impresso e Portal, tem por objetivo levar a Palavra de Deus a todos os povos da Amazônia; Assessoria de Comunicação (ASCOM) responsável pela comunicação e imagem institucional da Igreja de Belém, promove as ações da Arquidiocese e evidencia sua missão, visão e valores.

A Arquidiocese por natureza é vocacionada à comunicação, um grande exemplo são seus pastores, que além de bons comunicadores, sempre enxergaram na comunicação a força evangelizadora. Evidência disso é o forte investimento que a igreja promove há décadas, como a criação da FNC, por Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo da época; os avanços tecnológicos dos meios de comunicação; expansão da PASCOM nas paróquias; instituição da ASCOM Arquidiocesana, entre outros.

Atualmente a Arquidiocese é conduzida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém (assumiu como 10º gestor em março de 2010) também é o Bispo Referencial para Comunicação – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Norte 2, tem dedicado ao crescimento da comunicação na Igreja de Belém. “Já encontrei um belíssimo trabalho nas Comunicações aqui na Arquidiocese. O que fizemos foi ampliar, organizar e responder aos novos desafios. Minha avaliação é muito positiva, tendo encontrado pessoas capacitadas, com grande competência e boa vontade. Se temos ainda muito a fazer, daremos os passos de acordo com nossas possibilidades e com grande disposição.” Comenta o Arcebispo.

Uma das ampliações de sua gestão foi a criação da ASCOM, um importante instrumento de evangelização, pois tem como finalizada dar visibilidade as ações da Arquidiocese e primar pela sua missão, visão e valores. Um dos grandes trabalhos desenvolvidos é a valoração da imagem institucional junto aos diversos públicos e organismos de comunicação.

Essas inovações são frutos de um constante contato do arcebispo com a comunicação social. Antes mesmo de seu episcopado Dom Alberto se mostrava um grande comunicador e sua experiência tem sido fundamental para a valorização da comunicação. “Deus me concedeu muitas oportunidades de escrever para jornais, fazer programas de rádio e outras atividades enquanto sacerdote. Entretanto, o grande exercício de comunicação para o padre é a homilia, a evangelização e a catequese. Este é o primeiro campo de treinamento. Depois, Deus vai pedindo outros passos, e aí a experiência de Brasília e Palmas, para depois chegar a Belém, foi fundamental”. Dom Alberto foi bispo auxiliar de Brasília (1991-1996) e o primeiro arcebispo de Palmas – TO (1996-2009).

Um dos legados que Dom Zico nos deixou foi um grande e ousado projeto, a Rádio Nazaré FM, com objetivo de evangelizar os povos da Amazônia. Anos depois tornou-se a Fundação Nazaré de Comunicação, responsável pelos veículos oficiais da Arquidiocese de Belém.

O Diretor de Comunicação, Mario Jorge Alves, fala da evolução da FNC ao longo dos anos, “nada fácil! Não fosse a persistência de seu fundador, Dom Vicente Zico. A doação do tempo de muitos leigos comprometidos com a causa e a perseverança de uma comunidade chamada “Família Nazaré”, não teríamos alcançado este grau de evolução. Trata-se de um segmento muito dinâmico, seja pelas constantes evoluções tecnológicas, pelas exigências governamentais reguladoras, surgimento de novas mídias e o elevado grau de exigência da comunidade católica. Numa visão de futuro, vemos uma rede de comunicação mais integrada com todas as paróquias da Arquidiocese de Belém”.

Hoje a FNC está presente em 7 Estados brasileiros, cerca de 7 milhões de pessoas alcançadas pelas ondas da Rádio e TV Nazaré. Também pode ser acessada via internet pelo mundo todo, através de seu portal e as mídias sociais. Uma equipe de quase 100 pessoas entre funcionários, estagiários e voluntários em constante sintonia para evangelização. “Há um elevado grau de exigência junto aos coordenadores dos veículos de comunicação que compõem a FNC, para que todas as ações sejam pautadas com fidelidade aos princípios da igreja, moral, ética e transparência no exercício de todas as atividades, cultivo de relacionamento fraterno, baseado no respeito, sinceridade e honestidade”, complementa Mário Jorge.

Para que todas as ações das 92 paróquias da Arquidiocese possam ser divulgas é fundamental a interação entre as igrejas e seus meios de comunicação, é aí que se torna primordial o trabalho promovido pela PASCOM. Tem por finalidade desenvolver as atividades junto as demais pastorais paroquiais, também contribuem com informações para divulgações das atividades nos meios arquidiocesano e secular.

“Uma das funções da PASCOM é comunicar, sair de si, dar-se. Cuja tarefa é mobilizar e integrar a comunicação das pastorais, comunidades, grupos, movimentos e serviços a partir das linhas e diretrizes gerais da Ação Pastoral Evangelizadora da Igreja em torno do Papa, bispos, párocos e agentes pastorais, objetivando o anúncio da palavra de amor e salvação que Jesus nos anunciou” é o que conta Padre Nilton Cezar Reis, Coordenador Arquidiocese da PASCOM.

Para o êxito na evangelização, segundo Padre Nilton, a pastoral trabalha com implantação de núcleos de comunicação nas paróquias, para que possa atuar de forma uniforme e em comunhão com as diretrizes da igreja. Também foca no desenvolvimento de cursos profissionalizantes, a fim de capacitar os agentes pastorais e potencializar a comunicação.

“A ação comunicativa oferece caminhos para o testemunho da caridade, facilita os relacionamentos interpessoais, favorece a partilha, a colaboração e o serviço aos mais necessitados. A comunicação ajuda a Igreja a crescer como comunidade. Vivenciar e testemunhar a verdade última do amor é a melhor comunicação que a Igreja pode realizar” complementa o sacerdote.

Por fim, em busca de uma evangelização cada vez mais eficaz a Arquidiocese de Belém está em constante movimento para levar o evangelho a todos e está em plena construção diária perante os desafios de se comunicar. “É a tarefa que Jesus entregou! Levar a todos a boa nova, até os confins da terra pede que façamos como ensinava São João Paulo II, referindo aos Meios de Comunicação, fazer a mensagem de Cristo ser comunicada sobre os tetos do mundo. E a imagem que tinha diante dos olhos era a já abundante quantidade de antenas existentes por toda parte” complemente Dom Alberto.