“Vim para Servir”

Hoje a nossa Arquidiocese de Belém vive um momento de despedida e alegria, para alguns um conflito de sentimentos, já que para ninguém é fácil a despedida, porém certos da clareza que São Paulo nos diz em sua carta aos Romanos, capítulo 08, no versículo 28, “Tudo converge para o bem dos que amam a Deus”.

Na manhã do último dia 06 de novembro o povo de Deus se deparou com a notícia transmitida ao vivo pelos meios de comunicação de nossa Arquidiocese, pelas redes sociais e diversos meios de comunicação seculares, o anúncio da nomeação de Dom Irineu Roman como Arcebispo eleito de Santarém. Neste mesmo ato, também era tornado público a criação da nova Arquidiocese, até então diocese e cede vacante desde dezembro de 2018.

Na santa missa de logo mais, às 18h, na Basílica Santuário, Dom Irineu Roman presidirá a celebração da unidade, envio de despedida de seus mais de 20 anos de serviço à Arquidiocese de Belém. Contará com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e seu auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como o clero da Arquidiocese e centenas de fiéis.

“Nós perdemos, perdemos para ganhar juntamente pelo testemunho, o trabalho, a presença, a convivência dos três bispos em comunidade durante esses anos. Nosso Senhor leva Dom Irineu não para longe, mas para continuar o serviço da igreja, eu posso testemunhar e faço também em nome de Dom Antônio, e faço com muita alegria, a competência e a dedicação inigualável de Dom Irineu ao serviço da Arquidiocese. Nossa Arquidiocese se orgulha em oferecer para Santarém esse novo Arcebispo, Dom Irineu Roman”. Palavras de Dom Alberto durante a coletiva de anúncio de Dom Irineu como arcebispo eleito de Santarém. (Veja como foi a nomeação)

O Arcebispo eleito de Santarém deixará oficialmente Belém no dia 12 de janeiro, quando visitará seus familiares no Rio Grande do Sul. Na semana seguinte já cuidará dos últimos ajustes para posse em Santarém. Assumirá uma nova realidade com a certeza que cumpriu bem a sua missão na Igreja de Belém. Foram mais de 20 anos de dedicação como sacerdotes, quase seis anos de episcopado. Com trabalho missionário sempre preocupado com os mais necessitados, em conhecer e viver a realidade do seu povo, com as comunidades e pastorais, como propõem o Santo Padre – sede pastores com o “cheiro das ovelhas”, serem pastores no meio do seu rebanho e pescadores de homens.

Nova Arquidiocese, Província Eclesiástica, Diocese e Prelazia

No dia 6 de novembro em divulgação realizada pela Santa Sé, às 12h (horário local) e 8h em Belém, o Papa Francisco anunciava a cria a Província Eclesiástica de Santarém, elevando a Diocese à condição de Arquidiocese e Sede da nova Província. Para a Arquidiocese, o Santo Padre nomeou Dom Irineu como o primeiro Arcebispo Metropolitano. (Veja aqui a mensagem do Arcebispo eleito ao povo de Deus)

A instalação da nova arquidiocese e a posse de Dom Irineu Roman será no dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, às 9h, na Paróquia São Francisco de Assis, bairro do Caranazal – Santarém-PA.

A recente província terá como sufragâneas (dependentes): a Diocese de Óbidos-PA; a nova Diocese do Xingu-Altamira, com sede em Altamira-PA, até então prelazia, a ser elevada diocese em 1º de fevereiro. Mantém como Bispo Dom João Muniz Alves, O.F.M; Também fará parte da nova circunscrição a Prelazia de Itaituba-PA, que tem como bispo Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.

Ainda na mesma data foi criada a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com Sede em Tucumã-PA, a ser instalada no dia 9 de fevereiro, e contará como o primeiro Bispo Prelado, Frei Jesús María López Mauleón OAR, que será ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza-CE.

A partir da nova criação, as Províncias Eclesiásticas de Belém do Pará e de Santarém passam a dividir geograficamente o Estado do Pará, sendo que a Arquidiocese de Belém passará a ter 8 dioceses e 2 prelazias. Já Santarém passa a ter 2 dioceses e 1 prelazia.

Dom Irineu, na Arquidiocese de Belém

Chegou à Arquidiocese de Belém no dia 15 de julho de 1999, no mesmo ano, em 17 de outubro, tomou posse na Paróquia Santa Edwiges. Neste período de caminhada, como pároco, exerceu atividades na função de Vice-Diretor Ecônomo e Diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Dom Irineu, participou como membro do Conselho de Presbiteral, e ainda, exerceu a função até 31 de dezembro de 2013, como Vigário Episcopal da Região São João Batista. Também participou de forma permanente de cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata- RS.

Ainda na Arquidiocese de Belém foi Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordenou a Pastoral das Ilhas.

Pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém, na Fundação Nazaré, apresentou na Rádio Nazaré, com Pastoral das Ilhas e Comunidade Mar a Dentro, o programa “Entre Nós”. Também chegou a apresentar, por alguns períodos, o programa a “Voz do Pastor”. Já na TV Nazaré, ficou à frente dos programas “Comunidade Viva”, onde se relatava a dia a dia das pastorais, paróquias e eventos da arquidiocese. Já o “Em Família”, Dom Irineu conhecia os benfeitores da Família Nazaré, juntos com essas famílias realizava um momento de benção e oração.
Histórico

Dom Irineu Roman, nasceu no dia 10 de agosto de 1958, em Vista Alegre do Prata, do Rio Grande Sul. Na cidade que nasceu foi ordenado sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, em 1° de janeiro de 1990, na Paróquia São José. Exerceu o cargo de Professor, Ecônomo e Vigário Paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa – Caxias do Sul – RS. De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina – DF, até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo – SP.