A Arquidiocese de Belém sediará o V Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, de 9 a 11 de novembro na casa de Plácido, em Belém do Pará, como tema: “PASTORAL DO TURISMO E O CUIDADO COM PATRIMÔNIO CULTURAL RELIGIOSO”. O evento tem o objetivo sensibilizar que cada agente pastoral, se torne cuidador dos espaços visitados.

O encontro vai  reunir agentes pastorais, padres, leigos, profissionais e estudantes de turismos, história e arquitetura de todo o Brasil, para discutir o cuidado com as riquezas históricas e culturais salvaguardadas pela religiosidade e fé cristã.

Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém e referencial para a Pastoral do Turismo (Pastur), falar da importância do cuida  que todos devem ter com patrimônio religioso, como as igrejas históricas e espaços sagrados, “assim, como cuidado materno de Maria e com amor que nosso senhor Jesus Cristo tem por cada criatura, devemos enxergar nosso patrimônio como parte integrante de nossa raiz e saber cuidar dessa riqueza compartilhada com todo turista, visitante, morador que se desloca para as cidades e se encanta buscando conhecer tão grade herança patrimonial”.

Em nossa Arquidiocese o encontro tem como coordenação a Pastoral do Turismo da Basílica Santuário de Nossa de Nazaré e coordenação Nacional da Pastoral do Turismo. É aberto a todos que tem interesse em conhecer e cuidado do nosso patrimônio. As inscrições estão abertas até o dia do evento no site da Arquidiocese de Belém e  Memória de Nazaré (ao lado do Centro Social de Nazaré) das 9h às 20h.

Dom Irineu Roman,  convida a todos a participarem do evento “Nossa Igreja celebra a cultura do Encontro, nossa Pastoral do Turismo tem como missão ser uma Igreja em saída para levar a fé e testemunho do evangelho aos irmãos e para isso precisamos estar preparados e motivados. Assim o 5° Encontro é uma grande oportunidade que temos. Estendemos esse convite a sua Paróquia, para participar conosco desses três dias de formação e aprendizado sobre a implantação da pastoral do turismo em Dioceses, Paróquias e Comunidades que possuem atração turística, bens patrimoniais ou festas de santos populares”.

14h – CREDENCIAMENTO (Casa de Plácido)

• ACOLHIDA – Visita monitorada em todo Complexo Basílica Santuário

18h MISSA DE ABERTURA – Basílica Santuário

19h30 –  ABERTURA- Casa de Plácido

(Apresentação cultural e participação de convidados)

Dia 10/11/2018

08h – Missa Capela Bom Pastor

09h – PALESTRA – Patrimônio Histórico Cultural e Religioso: Conceitos e definições para ação pastoral.

10h – Intervalo

11h – Partilha de Experiência

1. Fraternidade Samaritana Beneditina e a restauração do patrimônio Cultural Religioso: Experiência da restauração da igreja do Passo em Salvador
  2. Círio de Nazaré Patrimônio Imaterial e os processos de tombamento
  3. CREER- Caminho Religioso da Estrada Real e Patrimônio Cultural

12h – Almoço

13h30 – II PALESTRA – PASTUR Identidade e Missão: Fazer Memória e Atualizar Conceitos

14h30 – Partilhar – PASTUR MANAUS, PASTUR BELÉM.

15h30 – Intervalo

16h – III PALESTRA – Pastoral do Turismo e o Cuidado com Patrimônio

17h – Plenária com perguntas

17h30 – INTERVALO

19h às 21h – OFICINAS (cada participante poderá se inscrever em até 02 Oficinas)

1. Como elaborar Roteiros Turísticos; (PASTUR Belém)
  2. Como Implantar Pastoral do Turismo em sua paroquia ou arquidiocese; (PASTUR Manaus)
  • Como elaborar projetos para restauros e captação de recursos; (PASTUR Salvador / BA)
  1. Como relacionar Pastoral do turismo e instâncias governamentais; (PASTUR Caldas Novas/GO)

Dia 11/11/2018

08h – Visita Técnica ao Centro Histórico de Belém

• Local de encontro: Catedral Metropolitana de Belém- Pastur Catedral Roteiro do Terço Luminoso.

11h – Missa de Encerramento Igreja do Carmo

• Apresentação da Próxima Cidade do Encontro
  • Agradecimentos

VALORES PROMOCIONAIS PARA ARQUIDIOCESE DE BELÉM:

• Inscrição individual: R$ 50,00
  • Pacote promocional (A partir de três inscrições): R$ 30,00 (Cada)
  • Informações: (91) 98933-6877/ 4009-8429
  • Local de Inscrição: Memória de Nazaré  (ao lodo do Centro Social) das 9h às 20h

Fotos:  Salim Wariss e Pastoral do Turismo da Basílica Santuário de Nossa de Nazaré