Como já comunicados em Notas Oficiais: “Prevenção contra o Coronavírus (28/02)” e “Orientações sobre combate ao Coronavírus (17/03)”, a Arquidiocese de Belém vem orientando e tomando medidas para resguardas o povo de Deus, bem como atender as recomendações das autoridades competentes para combater o Coronavírus. Algumas das ações visam a redução do contato e aproximação física, como o abraço da paz nas missas, oração do Pai Nosso de mãos dadas e o recebimento da comunhão na mão, ao invés da boca.

Outras atitudes têm sido propostas por igrejas de todo Brasil, como a rede de oração que tem crescido a partir da manifestação e convocação do Santo Padre, Papa Francisco, reforçando as práticas quaresmais (oração, jejum, adoração…). Hoje (18), às 15h30, religiosos e leigos de todo Brasil voltaram-se para oração do Terço da Esperança e da Solidariedade, iniciativa da presidência da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), com transmissão em rede nacional por televisões, rádios e redes sociais de inspiração católica.

A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como este, busca elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).

Seminaristas da Arquidiocese de Belém, Seminário São Pio X, também se uniram à Igreja do Brasil e do mundo para rezar, junto com todo o povo de Deus, intercedendo pelo fim da pandemia que se alastra a todos os cantos da terra.

Porém, não basta apenas rezar, é necessário vigiar e agir. A Arquidiocese de Belém busca tomar todos os devidos cuidados, como o cancelamento do mutirão de confissões, a redução de grande quantidade de fiéis perante o aumento de quantidade de celebrações, redução das atividades paroquiais como reuniões, catequeses, reagendamento missões, manutenção de igrejas abertas e limpas, redução do uso de ar condicionado, onde possível, entre outras ações.

Algumas das primeiras festividades afetadas são as realizadas amanhã (19) em honra a São José, na Paróquia São José de Queluz – Canudos, com a programação de Missas às 7h,10h, 12h, 17h e 19h. Já a Paróquia de São José – Umarizal, com celebrações às 7h, 11h, 17h e 19. Por demandarem muitas participações, as tradicionais procissões dos Lírios, foram canceladas,  havendo apenas as celebrações. A Rede Nazaré de Comunicação (FNC) – veículo de comunicação da Arquidiocese de Belém, transmitirá a celebração das 19h.

Outras recomendações visam cuidar das pessoas idosas e de risco, onde se pede que acompanhem as celebrações diretamente de suas residências, pela FNC, bem como acompanhar demais informações e orientações pelas suas redes sociais Facebook e Instagram. Ainda para estas pessoas se sintam tranquilas, no que diz respeito ao cumprimento do preceito dominical. Os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, especialmente os mais jovens, são convocados ao trabalho de assistência aos idoso e doentes, levando-lhes a Eucaristia.

É preciso manter a serenidade diante de tudo o que está acontecendo, mas ter o devido cuidado, seguindo as normas emanadas pelas autoridades. Nossa atitude pastoral deve ajudar os fiéis a não entrarem em pânico e sim orientar para que se mantenha o clima de oração, unidade e fraternidade.

Para que todos possam acompanhas as celebrações, a Arquidiocese de Belém divulga grade de transmissões das missas em seus meios:

TRANSMISSÕES DE MISSAS
PELOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

TV NAZARÉ – CANAL 30.1
Segunda a sexta-feira:
– 7h, 12h e 18h (Basílica Santuário de Nazaré)
– 7h (Paróquias da Arquidiocese de Belém);

RÁDIO NAZARÉ – 91.3 FM:
Segunda a sexta-feira:
– 12h (Basílica Santuário de Nazaré)

PORTAL NAZARÉ http://www.fundacaonazare.com.br
Segunda a sexta-feira:
– 7h, 12h e 18h (Basílica Santuário de Nazaré)

FACEBOOK – https://www.facebook.com/FNCBelem
Segunda a sexta-feira:
– 7h, 12h e 18h (Basílica Santuário de Nazaré).