A Arquidiocese de Belém realizar a partir hoje (25) uma das mais importantes ações em comemoração dos 300 anos da Diocese de Belém, a Semana Missionária,  que ocorrerá até agosto nas sete Regiões Episcopais:  Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Sant’Ana Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo.

A primeira visita começa na região Coração Eucarístico de Jesus, que tem como Vigário Episcopal Cônego José Luiz Alves Fernandes e conta com mais 23 padres 80 comunidades divididas entre 12 paróquias. Será uma semana que contará com a presença do Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa e os Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Abertura da Semana Missionária será com a Missa de Ordenação Presbiteral do Diácono Humberto Paiva Brito e em ação de graças pelos nove anos de posse de Dom Alberto, como Arcebispo de Belém. A celebração contará com os bispos auxiliares e demais clero, nesta segunda-feira (25), às 19h, Quadra da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (Conjunto Satélite WE 6, n° 455 – Coqueiro).

Ordenação Sacerdotal

O futuro Sacerdote Humberto Paiva Brito de 63 anos, será o primeiro diácono permanente viúvo a ser ordenado padre na Arquidiocese de Belém. Ele foi casado por 45 anos e pai três filhas. Após o falecimento de sua esposa, de diácono permanente a igreja admite-se que o mesmo seja ordenado Sacerdote, perante o consentimento dos familiares.

10º Arcebispo de Belém

Dom Alberto Taveira  Corrêa é Natural de Nova Lima – MG, foi ordenado Bispo, como Auxiliar de Brasília, no dia 6 de julho de 1991. Em 31 de maio de 1996, tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas – TO. Em 30 de dezembro de 2009, foi nomeado o 10º Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, tomando posse em 25 de março de 2010. Seu episcopado tem como tema “Pro Mundi Vita” – Para Vida do Mundo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA

25/03 (segunda-feira)

19h – Abertura da Semana Missionária com a Santa Missa de Ordenação Presbiteral do Diácono Humberto e aniversário de posse de Dom Alberto (Quadra da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio).

26/03 (terça-feira)

8h – Missão na Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro (com Dom Irineu);

19h – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (Benguí), com o tema sobre Juventude (Presidência com Dom Antônio).

27/03(quarta-feira)

8h – Missão na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (com Dom Antônio);

19h – Santa Missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua (Coqueiro), com o tema sobre Família (Presidência com Dom Alberto e bispos auxiliares).

28/03(quinta-feira)

8h – Reunião do Presbitério na Paróquia do Bom Remédio;

18h – Procissão Luminosa com o Santíssimo Sacramento, saindo da Paróquia do Bom Remédio para a Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo (Presidência de Dom Irineu).

29/03 (sexta-feira)

8h – Missão na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tenoné);

8h30h – Visita ao prédio Centro de Recuperação do Coqueiro;

19h – Santa Missa Jubilar da Unidade na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (Presidência com Dom Alberto e bispos auxiliares).

30/03 (sábado)

9h – Reunião com os membros do Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos das Paróquias pertencentes Região Episcopal (Dom Alberto e Dom Irineu);

19h – Missa na Comunidade Mãe da Divina Providência, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, com encerramento das missões (Presidência com Dom Alberto e Dom Antônio).

31/03(domingo)

7h – Santa Missa na Paróquia Santa Edwiges (Presidência com Dom Alberto);

7h – Santa Missa na Paróquia Arcanjo São Miguel (Presidência com Dom Antônio);

10h – Santa Missa na Paróquia do Coração Eucarístico (Presidência com Dom Irineu);

18h – Santa Missa na Paróquia Santa Teresinha (Tenoné) (Presidência com Dom Alberto);

19h – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Presidência com Dom Antônio);

Semana Missionária nas Regiões Episcopais

14 a 19 de maio – Região Episcopal São João Batista