A Arquidiocese de Belém através da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição realiza neste domingo, 1° de dezembro, o 66° Círio em homenagem à Padroeira do Distrito de Outeiro, com tema “Maria, Mãe da Igreja Missionária”.

A programação começa no sábado (30) com Santa Missa às 7h30, na Comunidade Cristo Redentor (Brasília), em seguida sairá a Ciclo Romaria, a primeira procissão da festa. (Percurso: Av. BL10, Av. Nossa Senhora da Conceição, Paulo Costa, Tucumaeira, Rua das Mangueiras, Conceição, Franklin de Menezes, Tucumaeira até a Igreja Matriz).

Já a noite, às 18h, haverá Santa Missa e a transladação da Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que partirá da Igreja Matriz para Comunidade Nossa Senhora de Fátima – (Itaiteua).

Percurso: Tucumaeira, Franklin de Menezes, Evandro Bona até a Comunidade de Fátima.

66° Círio Nossa Senhora da Imaculada Conceição

No domingo, 1° de dezembro, às 7h, terá o Terço da Alvorada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em seguida a Imagem será levada para frente do Condomínio Alphaville, onde será colocada na Berlinda e às 8h, sairá a Procissão do Círio para Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Percurso:  Evandro Bona, Parafuzeta, Paulo Costa, Av. Franklin de Menezes (sentido praia), Beira Mar, Manoel Barata, Igreja Matriz.

Na chegada da procissão terá Santa Missa presidida pelo Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz, Vigário Episcopal da Região São João Batista e Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci.

Ainda no domingo pela noite, haverá celebração eucarística às 19h, presidida pelo Padre Antônio Cezar Augusto de Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em seguida realização de eventos culturais.

Festividade

A festividade em honra a Nossa Senhora da Conceição ocorrerá até o dia 09 de dezembro, com missa às 19h e atrações culturais. No sábado (7) haverá a primeira comunhão e o casamento comunitário.

No domingo (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, será realizado o Círio das Crianças com Santa Missa às 7h30, presidida Padre Antônio Cezar Augusto de Souza. (Percurso: Tucumareaeira, Nossa Senhora da Conceição, Franklin de Menezes, Av. Nossa Senhora da Conceição, Manoel Barata até a Igreja Matriz).

A noite às 19h, Missa Solene será presidida pelo Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém.

História do Círio de Outeiro

O Círio da Ilha de Caratateua teve origem com o casal de imigrantes portugueses Joaquim e Maria Cortinhas Marques, que veio dos Açores para morar na Ilha dos Barrancos, antigo nome do local. O casal promovia novenas e ladainhas em casa, duas vezes no ano: uma para Nossa Senhora de Fátima, em maio, e outra para Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Em 1932, com a ajuda da comunidade, o casal construiu uma capela de madeira em honra à Nossa Senhora da Conceição. A devoção dos portugueses teve continuidade com os filhos, que em 1953, organizaram a primeira procissão, em uma caminhada de menos um quilômetro, após a missa.

O cortejo foi feito desta forma até 1970, ano em que chegaram a Outeiro religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, conhecidas como “Irmãs Cordimarianas”, responsáveis pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Icoaraci. Junto aos devotos, as religiosas e o então vigário de Icoaraci (a quem Outeiro era subordinado), Monsenhor José Maria Azevedo, transformaram a pequena procissão no Círio como hoje é conhecido.