Há três anos a Arquidiocese de Belém era o centro eucarístico do Brasil, quando de 15 a 21 de agosto de 2016 celebrava-se o XVII Congresso Eucarístico Nacional, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do pão”. Período marcado por celebrações, simpósio teológico, exposição de arte sacra, oficinas e artesanatos.

Exatamente há três anos, 21 de agosto, era realizada a missa de encerramento, na Praça Santuário de Nazaré, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, Legado Pontifício (representante do Papa). Ao término da celebração um mar de gente, cerca de 600 mil pessoas, acompanharam a Procissão do Triunfo Eucarístico pelas ruas da capital até a Catedral de Belém. No total, ao longo da semana registrou-se mais de 1 milhão de participantes nas atividades espalhas por toda Arquidiocese.

RELEMBRE OS ACONTECIMENTOS

A programação do Congresso foi distribuída em alguns dos principais pontos da capital belenense, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) houve quatro grandes celebrações: a primeira, abertura oficial, na segunda-feira, dia 15, onde houve o acolhimento do Legado Pontifício, Cardeal Dom Cláudio Hummes, clero e autoridades.

Na quinta-feira, dia 18, ocorreu a celebração com primeira comunhão para cerca de 1.300 crianças. No dia seguinte, os jovens se reuniram para a Celebração Eucarística. E no sábado, dia 20, ocorreu a grande Celebração Eucarística com adoração ao Santíssimo Sacramento, com saída de 85 procissões. Uma para cada paróquia da Arquidiocese.

Já no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia os visitantes puderam participar das atividades da Feira Católica, Simpósio Teológico, Workshops e Exposição de Arte Sacra.

Um dos momentos marcantes e expressivos que a Arquidiocese viveu no CEN2016, foi a chegada do Santíssimo Sacramento, em Procissão Fluvial, que saiu de Manaus e percorreu pelos municípios de Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Óbidos (PA), Santarém (PA), Gurupá (PA) e Ponta de Pedras (PA). A chegada em Belém aconteceu no dia 17 de agosto, nove dias após o início, no Portal da Amazônia.

Por fim, a programação de encerramento na tarde do domingo, 21 de agosto, com Santa Missa na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, seguida de procissão eucarística até o Forte do Presépio (defronte à Sé Catedral), local da fundação da cidade de Belém do Pará e o início da evangelização da Amazônia, onde aconteceu a bênção final e o encerramento do XVII Congresso Eucarístico Nacional.

O CEN2016 envolveu todas as paróquias diretamente com aproximadamente 200 bispos participantes, onde ficaram hospedados em casas paroquias. O serviço que se destacou durante o Congresso foi o voluntariado, com a contribuição de 3500 inscrições para ajudas nas mais diversas atividades do evento, bem como voluntariado para acolhimento na hospedagem solidária.

LEGADO CEN2016

O Congresso Eucarístico Nacional deixou lembranças e ensinamentos que contribuíram para o crescimento na fé de todos os participantes, mas também, deixou meios/suporte para dar continuidade a evangelização, bem como, formar evangelizadores.

O legado do CEN se estendeu e beneficiou, por exemplo, o Fundo Arquidiocesano da Solidariedade – Caritas, a ampliação do Seminário São Pio X, funcionamento da Faculdade Católica, a Fazenda Esperança, manutenção da Arquidiocese, bem como a estruturação da Assessoria de Comunicação e, não menos importante, a primeira doação para o CEN2020.

Já a Fundação Nazaré de Comunicação (Rádio, TV, Portal e Impresso), meio de comunicação da Arquidiocese de Belém, ganhou estrutura física e material para o melhor desempenho na propagação do Evangelho aos mais diversos lugares da Região Amazônica.

VOCÊ SABIA

– No primeiro ano de aniversário da realização do CEN2016, a Arquidiocese de Belém, promoveu a Expo CEN2016. Um espaço dedicado ao Acervo Litúrgico e fotográfico do Congresso Eucarístico Nacional 2016. |Veja aqui as comemorações da Arquidiocese de Belém no primeiro aniversário do CEN2016

– A igreja realizou o primeiro Congresso Eucarístico no ano de 1881, em Lili, na França. Na ocasião, fiéis e bispos de vários países reuniram-se para celebração solene.  No Brasil, a cidade de Salvador (BA) sediou o primeiro Congresso, em 1933. Posteriormente, o CEN passou a ser promovido a cada dois anos.| Acompanhe aqui a linha do tempo dos Congressos realizados no Brasil.

CEN2020

A Arquidiocese de Olinda/Recife já está nos preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizada do dia 12 a 15 de novembro, de 2020, que traz o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At, 2,45-47).

A pessoa interessada em participar do evento deve atentar-se quanto ao período de inscrição, em breve estará disponível no site oficial. Referente à programação, entre os primeiros eventos confirmados estão: realização da primeira eucaristia, feira católica, simpósio teológico e celebrações com os bispos, vigília da juventude, concerto sacro e entre outras atividades.

Confira:
Hino Oficial do CEN 2020