A Arquidiocese de Belém realizará nesta quinta-feira (04) missa de sétimo dia em memória ao Padre Bruno Sechi, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como o Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, Cônego Ronaldo Menezes. A Santa Missa será às 18h, na Paróquia São João Paulo II ( Av. São João Paulo II, 2013, Souza) onde o Padre Bruno exerceu seu último ofício como pároco.

Devido ao protocolo de retorno das atividades da Arquidiocese, a missa contará com presenças limitada aos paroquianos da Paróquia São João Paulo II, membros da Paróquia São Domingos de Gusmão e do Movimento República de Emaús. Pedimos a compreensão de todos, pois a lista foi elaborada previamente para contar com representação de todas as grandes expressões a qual acompanhavam o sacerdote. Também há de se evitar tumulto, uma vez que a paróquia dispõe de espaço limitado. Convidamos a acompanhar pelas redes sociais da Arquidiocese e Movimento República do Emaús.

Padre Bruno Sechi faleceu no dia 29 de maio, em decorrência de um mal súbito. O sacerdote estava em recuperação após ter sido diagnosticado com a COVID-19.

Padre Bruno Sechi

De origem italiana, nascido no dia 31 de julho de 1939, na Sardenha, foi ordenado padre 29 de junho 1968, ainda jovem veio para o Brasil como missionário. Em 1970 fundou o Movimento República de Emaús, organização que atende crianças e adolescentes, um dos seus trabalhos com grande reconhecimento da sociedade.

Padre Bruno sempre atuou com direitos humanos, na defesa das crianças e adolescentes.  Na Arquidiocese de Belém atuava na comissão de justiça e paz, na Paróquia São Domingos de Gusmão e, até então, era Pároco da Paróquia São João Paulo II, no Marco.

Destaque Nacional

Nos anos 80, o padre Sechi aplicou-se a liderar a causa da criança através de movimentos nacionais. Ele foi o primeiro coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, cargo que exerceu de 1985 a 1988, interferiu em favor do menor na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1988 e contribuiu para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990.

Foi vencedores do 5º Prêmio USP de Direitos Humanos 2004, nas categorias Individual. Sob a responsabilidade da Comissão de Direitos Humanos da USP, o prêmio é concedido anualmente a pessoas e instituições que contribuem para a promoção da cidadania, da paz e da solidariedade.