A Sexta-feira da Paixão e Morte de Jesus, celebramos a Ação Liturgia da Paixão do Senhor, às 17h, na Catedral será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, também e haverá transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais). As paróquias seguem com a presidência dos padres e vigários de acordo com programação própria.

A Ação Litúrgica relembra o momento incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado.

Pelo fim da Guerra: Durante a oração universal da liturgia da Paixão do Senhor, O Santo Padre, o Papa Francisco convida a Igreja no mundo a invocar o Senhor “pelos governantes para que ilumine as suas mentes e corações para buscar o bem comum em verdadeira liberdade e paz”.

Padre André Luiz Maia Teles

SERMÃO DO DESCENDIMENTO DA CRUZ

Este ano será a 5ª edição do Sermão do Descendimento da Cruz, instituído em 2016 por Dom Alberto. Ele ocorre em seguida da Liturgia da Paixão, também na Catedral. Esse ano terá como pregador o Padre André Luiz Maia Teles, co-pároco na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no bairro do Jurunas.

O Sermão do Descendimento da Cruz recorda o momento que Jesus é retirado da Cruz e colocado no sepulto faz parte da programação da Semana Santa da Arquidiocese de Belém desde 2016, não tendo por conta da pandemia, nos anos de 2020 e 2021.

Padre André Luiz Maia Teles (Biografia)

Padre Teles é nascido em 22 de agosto de 1981, 40 anos, cidade de Primavera-PA, foi ordenado sacerdote no dia 01 de outubro de 2008, por Dom Orani João Tempesta.

É mestre em literatura patrística pelo Instituto Patrístico Augustinianum afiliada a Pontificia Universidade de Latrão em Roma. Foi professor de patrística, teologia da espiritualidade, teologia das virtudes e Cristologia no IRFP (Instituto Regional para formação presbiteral) CNBB Norte 2 (2008-2018).

Foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Distrito Industrial (2012 a 2014).  Vigário Episcopal para a Região Episcopal São Vicente de Paulo (2020 a 2021. E Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia em Ananindeua (2014 a 2021).

Atualmente é co-pároco na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no bairro do Jurunas em Belém-PA. É apresentador do programa “Questão de fé” da Rede Nazaré de televisão a 13 anos. Contribui com várias formações teológicas e retiros espirituais.

Últimos pregadores Sermão do Descendimento da Cruz:

• 2020 e 2021 – Não ocorreu devido a Pandemia;
  • 2019 – Frei Edilson Rocha da Silva;
  • 2018 – Cônego Roberto Cavalli Junior;
  • 2017 – Padre João de Mendonça Dantas;
  • 2016 – Dom Alberto Taveira Corrêa.

Após o Sermão do Descendimento da Cruz, terá a procissão do Senhor Morto, acompanhado da Imagem de Nossa Senhora das Dores, a procissão segue até a Igreja de São João (São Joãozinho).

PROGRAMAÇÃO DA LITURGIA DA PAIXÃO DO SENHOR

• Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré – 15h
  • Paróquia Santuário Nossa Senhora Conceição Aparecida – 15h
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha – 15h
  • Paróquia Santa Maria de Belém – 15h
  • Paróquia São Francisco de Assis – Tapanã – 15h
  • Paróquia São Francisco Xavier – 15h
  • Paróquia São João Paulo II

14h30 Comunidade Sagrada Família;

15h Igreja Matriz.

• Paróquia São Jorge – 15h
  • Paróquia São Raimundo Nonato – 15h
  • Paróquia Santa Rosa de Lima – 15h
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Carananduba – 15h
  • Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Outeiro – 15h
  • celebração da Paixão do Senhor

15h Comunidade Rainha dos Corações;
15h Comunidade Cristo Amigo;
15h Comunidade Aparecida;
15h Comunidade Cristo Salvador.

• Área Missionária São Paulo Apóstolo – Igreja São Pio de Pietrelcina – 15h
  • Paróquia Arcanjo São Miguel – 15h