Estamos nos aproximando do dia da conclusão da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ano 2017. O Recírio é uma espécie de convite à recordação dos compromissos e das lições colhidas durante os dias de intensas atividades religiosas: encontros em família, visitas, celebrações eucarísticas, retiros, romarias, confraternizações, shows, promessas e pregações. Após tão rica vivência, nada disso deve ser esquecido!

Nestas linhas quero convidá-lo, caro leitor, sobretudo a você jovem, a voltar seu olhar meditativo para a figura de Maria, e a fazer uma espécie de síntese do perfil da jovem Maria de Nazaré. A vida de Maria, conforme os dados dos Evangelho, é profundamente rica de qualidades que não podem nos passar despercebidamente. Jamais esqueça o seu íntimo vínculo com a pessoa do seu Filho Jesus Cristo. A devoção à Maria sem Jesus Cristo, é doentia!

A nossa devoção à Nossa Senhora não será suficientemente saudável e significativa se não considerarmos as suas qualidades, ou seja, as suas virtudes, as suas atitudes, a vivência da sua fé, suas próprias escolhas. É necessário que sempre estejamos numa atitude de contínua purificação da nossa devoção mariana para não perdermos o essencial para a nossa fé e assim, podermos imitá-la. Se ficarmos só com a sua imagem, mas distante, do seu comportamento histórico, sem nada relacionar à sua vida e nem buscar concretizar suas virtudes em nossa vida, então a devoção fica estéril e perdemos tempo!

Maria, uma mulher jovem

Muitas vezes as pinturas nos apresentam Maria como uma mulher adulta com seu bebê ao colo. Na verdade, a noiva de José era muito jovem. Conforme os costumes judaicos, as jovens se casavam muito cedo, por volta dos 15 anos. Maria é, antes de tudo, uma jovem! Apesar da idade, madura!

Toda jovem judia sadia, consciente dos seus compromissos diante da vida, inserida em sua cultura, desejava casar-se e ter muitos filhos. O fato da jovem Maria estar na fila do matrimônio significava normalidade de vida, saúde psico-afetiva, consciência juvenil, entusiasmo diante da vida, vivacidade.

Lição: Deus conta com essa jovem para ser a porta de entrada no mundo do Salvador da humanidade. Maria é a portadora da Esperança, da Salvação do mundo. Ela, enquanto jovem, não somente é portadora da virtude da jovialidade, mas é sobretudo a portadora do “Vinho Novo” (Jesus) que anima, alegra e salva a humanidade (Caná da Galileia – Jo 2,1-11).

Em Maria Deus aposta e confia na juventude e lhe entrega  uma sublime missão! Deus continua a chamar e a confiar nos jovens de hoje! Para isso, é preciso que você jovem não se disperse, que se disponha à escuta do chamado de Deus, que se permita viver a experiência de se deixar levar por Deus!

Maria, uma jovem cidadã de Nazaré

Maria, a mãe de Jesus, quando recebeu o chamado divino era uma jovem cidadã que morava numa vila chamada Nazaré. A vila quanto tal, não tinha boa fama, por isso o jovem Natanael ao ouvir Felipe falar que Jesus era de Nazaré, logo questiona: “De Nazaré pode vir algo de bom?” (Jo 1,46). Esse rapaz era preconceituoso!

A jovem nazarena, noiva de José, fez a diferença e deixou a mais profunda marca positiva e indelével em sua vila, marca esta que jamais, a história a apagará. Ela mesmo profetizou: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,47).

Por isso, passado dois mil anos cantamos: “Maria de Nazaré, Maria me cativou!”. Ela cativava a todos por suas virtudes, sua sensibilidade, sua simplicidade de vida; zelava pelos bons costumes de seu povo, de sua família e religiosamente, participava da vida de sua comunidade.

Gestante, deu grande testemunho de cidadania através da obediência ao decreto do imperador Augusto César que decretou o recenseamento de todo o império (cf. Lc 2,1). A jovem Maria era uma obediente cidadã. Por isso não era uma jovem alienada, indiferente ao que se passava ao seu redor e nem rebelde! Cumpria suas responsabilidades civis!

Lição: Não pode se dizer bom cristão o jovem que não é bom cidadão. Em Maria os compromissos de cidadania estão profundamente unidos ao seu testemunho de fé. Não podemos separar a fé dos deveres da cidadania. Também hoje, os jovens são chamados a testemunhar essa profunda relação entre fé e cidadania.

Maria, uma jovem virgem e virtuosa

A virgindade de Maria é mencionada com ênfase pelos Evangelistas (cf. Mt 1,23; Lc 1,27). A virgindade de uma moça era uma das suas mais importantes virtudes, sinal de boa conduta moral, e também condição para a celebração do casamento válido (cf. Dt 22,14-15).

Mas a virgindade de Maria vai muito além da condição física. Trata-se de uma realidade muito profunda: tem uma dimensão física, moral, religiosa, espiritual, familiar. A jovem Maria é modelo de integridade total, de plena santidade. A integridade física é reflexo da sua grandeza moral, do conjunto de suas virtudes, da sua autenticidade espiritual, da fidelidade aos seus princípios religiosos e a paixão indissolúvel pela vida de sua família.

Podemos resumir que Maria era uma jovemmuitovirtuosa, que tinha valores sólidos, que era portadora de profundas convicções morais: contida, casta, disciplinada, preservada, honesta, firme, justa, reflexiva, solidária, crítica!

Lição: Maria era uma jovem pura, não contaminada por males morais, sem o influxo das ideologias e nem das pressões machistas e hedonistas do seu tempo. Soube preservar-se, valorizar-se, manter-se íntegra! Num mundo profundamente tentado pela idolatria do prazer, do lazer e das aventuras afetivas e sexuais, e da onda do ficar, o exemplo da jovem Maria desponta como mestra e modelo para ser seguido pelos jovens de hoje.

Uma jovem chamada Maria

Na conclusão da Festividade do Círio 2017, o nosso arcebispo Dom Alberto Taveira Correa, anunciou o tema do Círio 2018: “Uma jovem chamada Maria”. O tema foi acolhido com grande alegria, sobretudo, pelo setor juventude da Arquidiocese de Belém. Veio numa hora muito oportuna!

Na próxima série de reflexões nesta coluna, vamos propor um caminho de aprofundamento das motivações pelas quais o nosso arcebispo anunciou esse tema e não outro!

Temos grandes motivações eclesiais e civis para centrar a nossa atenção sobre a juventude no próximo ano. O tema nos convida a ir além do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Por enquanto vamos continuar o profundamente do perfil da jovem Maria de Nazaré.

Visão distorcida e maldosa

Conforme já alertamos, a nossa devoção à Nossa Senhora se empobreceria se ficássemos presos à imagem. E quem dessa forma, está na prisão da ignorância. Nesses dias, lendo um artigo de um não-católico, percebi que com sutileza e tanta pobreza de conteúdo teológico, nas entrelinhas, tentava desqualificar a grandeza de Maria.

Então me perguntava a mim mesmo: por que a figura de Maria gera tanta inquietude em certos grupos?Porque, doentiamente, tentam rebaixar a figura daquela que disse “todas as gerações me chamarão bem-Aventurada” e saudada por Isabel como a “bendita és tu entre as mulheres”? Por que, esquizofrenicamente, enaltecem o filho e rebaixam sua mãe? Há claramente uma atitude biblicamente desonesta e violenta! Por acaso,Jesus alguma vez para afirmar a sua grandeza única, desprezou a sua mãe?Por quê são cegos em relação às virtudes de Maria e enaltecem alguns valores de Abraão, de Isaac, Jacó, Gideão, Samuel, Moisés, Salomão etc.? Que desproporcionalidade!

Todavia, o efeito dos ataques é totalmente contraproducente; a melhor resposta está na mente, na linguagem, na vida, no afeto e no coração do povo que acolhe respeitosamente a Palavra de Deus, sem manias seletivas e ama a mãe de Jesus! Por isso, com remorso, os sacerdotes que o digam, são poucos os “protestantes”, que ao final da vida, atormentados por remorsos e voltam à Igreja Católica e morrem Católicos pedindo perdão por tanta agressividade. No Céu está Maria, a mãe de Jesus, e quem quer ir para o Céu, esteja em comunhão com ela e com seu Filho.

Por isso, caros leitores, sigamos adiante, como bons filhos de Maria, irmãos de Jesus o nosso Salvador, a profundando o perfil da Jovem Maria.

Maria, uma jovem comprometida

Maria é uma jovem, cidadã, virgem, COMPROMETIDA: era noiva de José…!

  • Significa que tinha sonhos, que acreditava na família e em seus valores!
  • Significa que tinha um sério projeto de vida… Soube dizer ”não” ao presenteísmo, tinha olhos voltada para o futuro!
  • Maria não teve medo do futuro, não teve medo de tomar decisões, de entregar-se ao serviço de Deus e servir aos necessitados! Solidária!
  • A jovem Maria tinha um projeto de vida: era noiva de José…! Queria casar-se!
  • Significa que tinha sonhos, que acreditava na família e em seus valores!
  • Significa que soube dizer ”não” ao presentismo, ao imediatismo,hedonismo (drogadição) tinha olhos voltada para o futuro com seriedade!
  • Maria não teve medo do futuro, não teve medo de tomar decisões, de entregar-se ao serviço de Deus e servir aos necessitados! Solidária!
  1. Maria ORANTE: eladialoga com Deus! Conversou com o anjo Gabriel, mensageiro de Deus!
  • Escuta atentamente a mensagem de Deus;
  • Ela acolhe e reflete sobreo significado da Palavra de Deus!
  • Ela é uma jovem de Oração! Faz a experiência da Leitura Orante da P. de Deus. Em sua oração (magnificat) reconhece as maravilhas de Deus em sua vida, na vida do seu povo e na história da humanidade!
  1. Maria, uma jovem ESTUDANTE DA PALAVRA
  • Jovem que escuta a voz de Deus e a medita;
  • Maria é a jovem da virtude da Meditação, da reflexibilidade…
  • Maria não é uma jovem dispersa – fenômeno da dispersão, vazio existencial…
  • O fenômeno da impulsividade leva muitos jovens à violência, ao vício…
  • O mal do ativismo, do produtivismo, do utilitarismo… da cultura da aparência!
  • Para que estudar?
  1. Maria é, SANTA: o anjo a cumprimenta como “Cheia de graça!”.
  • Ela é cheia da ação do Espírito de Deus!Vive emEstado de santidade, é preservada do mal, do pecado, da maldade… Vive sem vícios!
  • Ela experimenta uma santidade ativa, santidade dinâmica, santidade empreendedora, santidade inquieta, santidade missionária!
  • Maria erauma jovemvirtuosa, tinha valores, era contida, casta, disciplinada, preservada, íntegra…
  • Tinha um ideal de vida, sensibilidade moral, senso crítico…
  • Os jovens e a corrupção…

Maria, uma jovem SANTA:

  • O anjo a cumprimenta como “Cheia de graça!”.
  • Ela é cheia da ação do Espírito de Deus!Vive emEstado de santidade, é preservada do mal, do pecado, da maldade… Vive sem vícios!
  • Ela experimenta uma santidade ativa, santidade dinâmica, santidade empreendedora, santidade inquieta, santidade missionária!
  • A Santidade juvenil é possível: acompanhamento, leitura da Palavra de Deus, frequência aos sacramentos, oração pessoal, missionariedade, caridade, serviço…testemunho de vida na família e com os colegas!
  1. Maria, jovem capaz de DOAÇÃO E SACRIFÍCIO
  • A disponibilidade para o serviço: foi depressa visitar Isabel!
  • A experiência do sacrifício: o caminho, montanha, desertos, fadigas…
  • A beleza da experiência do voluntariado juvenil;
  • Santidade e martírio…
  • Os santos sacrifício de cada dia: a santidade do cotidiano – Cumprir bem os deveres, estar alegres, ser solidário…
  1. Maria, uma jovem SENSÍVEL E SOLIDÁRIA
  • Maria é uma jovem profundamente sensível aos outros;
  • É capaz de perceber necessidades – ajuda Isabel…
  • Quando adulta – mãe, percebe a carência de vinho em Caná…
  • É corresponsável por grandes processos de mudanças…
  • Maria denuncia o egoísmo, a inércia e o comodismo de muitos jovens de hoje…

Maria, uma jovem PROTAGONISTA (capaz de boas iniciativas)

  • Maria é uma jovem que vive a experiência de um sadio protagonismo juvenil;
  • Ela é capaz de sempre tomar boas iniciativas; é uma jovem rica de espírito de iniciativa;
  • Trata-se de um protagonismo de comunhão, não conflita…

Maria, uma jovem DISCÍPULA MISSIONÁRIA

  • É a jovem modelo do discípulo missionário;
  • Maria, antes de tudo põe à escuta e assimila a Palavra de Deus;
  • Maria, disponível, torna-se grávida, deixando Jesus crescer no seu ventre;
  • A jovem Maria, grávida, sai de casa, enfrenta desafios e vai ao encontro de Isabel;
  • Precisamos de jovens evangelizando jovens… em todos os ambientes, mas precisam conhecer a pessoa de Jesus Cristo… É o papel da catequese e dos catequistas.
  1. Maria, uma jovem profetiza
  • “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,47);
  • É profetiza da alegria e da Esperança;
  • Maria é profetiza da nossa futura plena comunhão com Deus!
  • Saber ler e interpretar com otimismo da história da humanidade (magnificat).

REFLEXÃO:

  1. Você já parou para fazer a avaliação da sua participação nas diversas atividades da festividade de Nossa Senhora de Nazaré? O que ficará de ganho e crescimento? O que precisa ser melhorado?
  2. Você concorda que o jovem “bom cristão” deve também ser um “bom cidadão”? Por quê
  3. O que você entende sobre a “virgindade moral” profundamente relacionada à integridade da Vida? Isso é importante para os jovens de hoje?

Natural de Capitão Poço (PA) foi ordenado sacerdote na cidade de Ourém, também no Pará. Salesiano formador, professor, mestre. Trabalhou boa parte de seu presbiterado no Amazonas. Hoje desenvolve trabalhos com a juventude, é auxiliar bispo de Belém, articulista e comunicador.

Foi conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Belém-PA), diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (AM), diretor do Colégio Dom Bosco e do Centro Juvenil Salesiano. Também esteve membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da ANEC e membro do Comitê REPAM.

Atuou como Vice-Provincial da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional. Atualmente é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Auxiliar de Belém